Ana Hara é uma das maiores especialistas em drenagem linfática no Brasil e aproveitou sua experiência de 20 anos para escrever um livro. “Minha intenção com este livro é desmistificar a drenagem linfática manual e fazer todos entenderem o que é realmente importante para manter a saúde e garantir a longevidade”, explica.
Segundo a autora, pioneira desse conceito no Brasil, um problema atual é que profissionais de diversas áreas anunciam que fazem drenagem linfática e prometem resultados milagrosos. “Feita de modo errado, a drenagem linfática manual pode trazer sérias complicações ao paciente e até causar lesões graves e fatais, como fraturas ósseas, dores, microvarizes, manchas, piora da flacidez, celulite e trombose”, alerta.
Em contrapartida, feita com profissionais qualificados, a drenagem linfática pode trazer inúmeros benefícios, como a melhora da circulação, da cicatrização dos tecidos e do funcionamento do intestino. Ela também ajuda na ativação do sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória.
“Por todos esses benefícios, a drenagem é ótima para pessoas de todas as idades e é fortemente indicada para quem passa por um pós-operatório ou por alterações hormonais, como a menarca, a TPM, o climatério, a menopausa e mesmo a gravidez”, finaliza.