Enxaqueca pode indicar riscos para a visão

Saúde/Notas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nesta época do ano a enxaqueca responde por uma em cada quatro consultas oftalmológicas, segundo o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. É o que mostram 1200 prontuários de pacientes atendidos pelo hospital. O especialista destaca que nem sempre a dor está relacionada a algum problema na visão, independente da idade do paciente.

Das 380 crianças atendidas pelo hospital com queixa de enxaqueca, só 25% tinham algum vício de refração – miopia (dificuldade de enxergar à distância), hipermetropia (dificuldade de enxergar de perto) ou astigmatismo (não tem bom foco de perto e longe).

Ele conta que a sinusite, alergia, gripe, resfriado e aumento da pressão arterial mais frequentes neste período são causas comuns da enxaqueca tanto em crianças como em adultos. A dica do médico para identificar se a dor está relacionada a algum problema de visão é observar se começa no final das aulas ou do expediente. Isso porque, neste caso é resultado de esforço visual para realizar as tarefas.

De acordo com Queiroz Neto estudos apontam que 30% dos brasileiros têm algum tipo de alergia. As de maior incidência são a asma e a rinite alérgica que crescem no inverno e primavera. As medicações utilizadas no combate a estas doenças, ressalta, podem provocar alterações nos olhos.

Gostou? Compartilhe