A resiliência de um portador do Mal de Parkinson, além de ser um exemplo, também virou uma ação nobre em benefício do Instituto do Câncer Infantil (ICI-RS). O médico Ronald Pagnoncelli de Souza lança seu livro de memórias “O satélite que mudou de órbita... mas continua ativo!” (selo Letra&Vida da Editora Suliani). O valor arrecadado com a venda da obra será doado ao ICI-RS.
Nascido em Passo Fundo (RS), Ronald dedicou-se por 42 anos à clínica pediátrica e à Hebiatria. Professor do Departamento de Pediatria Faculdade de Medicina da UFRGS, na qual se formou em 1962, foi eleito seu vice-diretor em 1984 e seu diretor em 1988. É membro da Sociedade Brasileira de Pediatria e do Departamento de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria, membro honorário do Instituto do Câncer Infantil (ICI-RS) e diretor-superintendente do Instituto de Pesquisas com Células Tronco (IPCT). Diagnosticado com Mal de Parkinson em 1991, também é autor de outros livros, como “Nossos filhos: a eterna preocupação”, “O adolescente do Terceiro Milênio”, “Filhos sadios, pais felizes” e “Para entender o adolescente”. Atualmente, dedica-se exclusivamente a escrever.
Confira trecho do livro:
“No meu caso, os sintomas do Mal de Parkinson foram relativamente precoces e a evolução muito rápida. Decidi submeter-me à cirurgia estereotáxica. Não retornei ao normal, mas melhorei muito. Tomo remédios, faço exercícios, não me deixo dominar pelo desânimo. Tive que mudar meu ritmo e minhas atividades. Faço o possível para atingir o quase normal”.