Testar a visão em casa pode evitar complicações

Saúde/Notas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A maior deficiência no Brasil é a visual. É o que mostra o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Dos 24,5 milhões de portadores de deficiência, 11,76 milhões são pessoas que têm dificuldade de enxergar. Representam 48% de todos os deficientes do país.

Não é para menos. O brasileiro desconhece os riscos da falta de acompanhamento médico para problemas na visão. Prova disso é que de acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, das 36 mil crianças com idade de 4 a 8 anos que participaram de um projeto realizado pelo hospital, 70% nunca tinham passado por exame de vista. Outra evidência é uma recente pesquisa realizada pelo Ibope com 2 mil pessoas. O resultado do levantamento revela que um terço da população acima de 16 anos nunca foram ao oftalmologista. Dos que foram 18% só fizeram uma única consulta.

De acordo com Queiroz Neto os problemas na visão podem ser congênitos, causados por herança genética ou fatores ambientais como uso intensivo de computador, muita exposição ao sol, hábito de fumar e sedentarismo. Também podem estar relacionados a deficiências nutricionais, envelhecimento, uso de medicamentos ou doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão.

Gostou? Compartilhe