Ir ao dentista, muitas vezes, é uma experiência traumática para algumas pessoas, principalmente quando precisam fazer um tratamento de canal. Esse tipo de intervenção, que antes causava um grande desconforto ao paciente, conta hoje com o suporte de especialistas nesse segmento que utilizam aparelhos de alta tecnologia como o microscópio óptico que agiliza e aumenta a qualidade do tratamento.
Conhecido como endodontia, o tratamento de canal é a especialidade da odontologia que trata a porção interna do dente conhecida como polpa. Quando uma cárie evolui até atingir a polpa ou quando um trauma fratura o dente e a expõe, é necessário remover a polpa que é um tecido que se encontra no centro do dente e é responsável pela sua inervação e irrigação.
Segundo Germano Dalcim, Diretor Clínico do Centro Odontológico Nova São Luiz, ao contrário do que a maioria dos pacientes pensa, este é um tratamento indolor e com as novas tecnologias disponíveis está ficando cada vez mais rápido e com um prognóstico mais favorável.
"Imagine que o canal é um túnel que percorre todo o dente e está com todas as paredes sujas; o tratamento de canal nada mais é de que desgastar essas paredes até que tudo fique limpo e depois preencher esse túnel com um material específico que impeça que a sujeira entre de novo", detalha. "Com o auxílio de um microscópio e de alguns outros aparelhos conseguimos atingir melhores resultados e, muitas vezes, fazer todo o tratamento até mesmo em uma única sessão", finaliza o especialista.