Atuação da Gastropediatria

Por José Alexandre Welter

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nas últimas décadas a medicina tem evoluído rapidamente, novas técnicas diagnósticas e terapêuticas têm sido desenvolvidas e novas doenças identificadas, principalmente com o avanço da genética e imunologia.

A gastropediatria como subespecialidade dentro da pediatria surgiu a partir da segunda metade do século 20 em vários países, inclusive no Brasil, tendo em vista a necessidade de melhor atender o paciente pediátrico com distúrbios do trato gastro-intestinal e transtornos hepáticos.

Considerando que o paciente pediátrico apresenta peculiaridades especiais, a depender da faixa etária em que se encontra, já que são características próprias da criança crescer e se desenvolver, o atendimento pediátrico envolve o período que se estende do nascimento ao final da adolescência. A maioria das variações observadas nas faixas etárias pediátricas - recém-nascido, lactentes, pré-escolar, escolar e adolescente - é explicada pela diferença nas taxas de crescimento dos vários sistemas do organismo e no desenvolvimento de habilidades adquiridas. A normalidade em pediatria inclui muitas diferenças em torno da média para a idade da criança estudada, levando-se sempre em consideração os fatores hereditários e o ambiente. A determinação da normalidade em um indivíduo em constante mudança nem sempre é uma tarefa fácil.

A gastroenterologia pediátrica vem evoluindo muito no que tange aos serviços ambulatoriais (consultas), diagnósticos, no tratamento e acompanhamento do paciente pediátrico, nas mais variadas doenças do trato digestivo, tais como: Doença do Refluxo Gastroesofágico, Intolerâncias e Alergias Alimentares, Dor Abdominal Recorrente, Gastrites, Esofagites, Úlceras, Constipação, Doença Intestinal Inflamatória, Diarréia Aguda e Crônica, Má Absorção Intestinal, Baixo ganho de peso, Doenças do Fígado e Vias Biliares.

Auxiliando na avaliação diagnóstica precisa, diversos exames tem sido disponibilizados para as várias faixas etárias, com equipamentos modernos, como: Phmetria Prolongada de 24 horas, Endoscopia Digestiva Alta , Teste de Tolerância à Lactose e aos Carbohidratos - H2 expirado, Avaliação da Motilidade Digestiva, entre outros.

Sendo assim, tendo em vista a velocidade de informações médicas e a necessidade de constante aperfeiçoamento, à já consagrada atuação do Pediatra no acompanhamento da criança, soma-se a disponibilidade de áreas de atuação como a Gastroenterologia e Hepatologia pediátricas.

 José Alexandre Welter é gastropediatra

 

Gostou? Compartilhe