Câncer colorretal é o mais comum no aparelho digestivo

Saúde/Pesquisa

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O câncer colorretal é aquele que atinge o intestino grosso, formado pelo cólon e pelo reto. Entre os cânceres do aparelho digestivo, o colorretal é o do maior incidência nos países ocidentais. No Brasil, atinge anualmente 15 pessoas em cada grupo de 100 mil habitantes.

Segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), 30.140 novos casos foram diagnosticados em 2010, com 8.109 mortes. Anualmente, sabe-se que os hábitos alimentares são determinantes para o aparecimento deste tipo de câncer.

Entre seu nascimento e o estágio avançado, o câncer colorretal leva em média 10 anos. No início não apresenta sintomas, mas a chance de cura é próxima de 100% na fase inicial, daí a importância do diagnóstico precoce. Mesmo quem nunca observou nenhuma alteração brusca no funcionamento do intestino - de solto para preso ou vice-versa-, sangue nas fezes e cólicas deve, a partir dos 50 anos, investigar preventivamente. Isso pode ser feito com um simples exame de fezes para pesquisa de sangue oculto. Se for encontrado sangue, recomenda-se a colonoscopia.

O câncer colorretal pode ser evitado por meio simples mudanças de hábitos alimentares. Aconselha-se reduzir a ingestão de carne vermelha, alternando-a com a ingestão de peixe e frango. Incluir na dieta mais alimentos ricos em fibras, como legumes, verduras e frutas, ajuda no bom funcionamento dos intestinos, reduzindo a agressão às suas paredes e o risco de surgimento da doença.

 

Gostou? Compartilhe