Descoberto novos fatores de risco para câncer de próstata

Saúde/Cito

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As chances de um homem morrer de câncer de próstata são maiores se ele tem um alto IMC (índice de massa corporal), hipertensão arterial (pressão alta), e aumento do açúcar e / ou lipídios no sangue, que coletivamente são conhecidos como síndrome metabólica, segundo dados de uma pesquisa na Suécia,  relatado na revista Cancer.

Atualmente existem várias recomendações de saúde sobre estilo de vida e dieta para a prevenção de diabetes tipo 2 e doença cardíaca. Os autores dizem que o risco de morrer de câncer de próstata deve ser adicionado à lista.

Eles explicaram que não há muito conhecimento a respeito de uma ligação entre os fatores metabólicos e risco de câncer de próstata, ou a mortalidade por câncer de próstata. Vários estudos têm mostrado que a obesidade pode afetar os resultados de pessoas que já têm a doença.

Um artigo publicado na revista BMC Medicine, edição de setembro de 2012, descobriu que a gordura que envolve a próstata em homens obesos com câncer de próstata proporciona um ambiente ideal para o crescimento do câncer. A gordura é não só um armazenamento de energia, que segrega vários fatores de crescimento, hormônios e citocinas, incluindo a adiponectina e leptina, e desempenha um papel importante no sistema imune, que protege o corpo humano a partir de doenças e infecções. No entanto, o excesso de gordura pode causar nestes sistemas um desequilibrio, que por sua vez aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e câncer.

Foram analisados dados de síndrome metabólica e Cancer Project, que envolveu 289.866 homens. Um cientista convidado, Pär Stattin, MD, PhD, do Centro de Câncer Memorial Sloan-Kettering, em Nova York, liderou o estudo.

Eles descobriram que aqueles com os maiores valores de IMC tiveram uma chance 36% maior de morrer de câncer de próstata. A mortalidade entre aqueles obesos e com hipertensão foi de 62% maior.

Dr. Stattin comentou: "Estas observações sugerem que os fatores de risco cardiovascular, tais como excesso de peso e hipertensão estão envolvidos em estimular a progressão do câncer de próstata."

 

Gostou? Compartilhe