Maternidade: projeto futuro

Medicina & Saúde - A média de idade das mulheres que engravidam vem aumentando a cada ano.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mulheres que planejam ser mães, mas precisam adiar esse projeto devem estar atentas ao seu relógio biológico e à verdadeira idade de seus óvulos. “

Até que idade posso esperar para ter filhos?” Esse questionamento vem sendo cada vez mais comum entre as mulheres que querem estudar, crescer profissionalmente, construir uma sólida carreira profissional e acabam postergando a maternidade em seus projetos de vida.

A média de idade das mulheres que engravidam vem aumentando a cada ano. Se há alguns anos o início da maternidade era aos vinte, hoje, a média de idade do primeiro filho supera os trinta."Essa é uma tendência cultural que tende a crescer ainda mais, é uma característica da mulher moderna. Porém, elas devem estar atentas ao seu relógio biológico, se por um lado, a aparência física pode ser conservada, o mesmo não acontece com ovários e óvulos", alerta o médico, especialista em reprodução humana, João Sabino da Cunha Filho.

A cada ciclo menstrual, para cada óvulo que atinge a maturação, aproximadamente mil são perdidos. Neste processo contínuo e normal, a quantidade de óvulos de boa qualidade disponíveis para serem fertilizados vai diminuindo com o passar dos anos. Os que restam são chamados de reserva ovariana, que correspondem ao "estoque" de óvulos que permanece nos ovários disponíveis para gerarem um bebê.

"Para avaliar essa reserva ovariana, as mulheres contam com um exame de sangue que mede a dosagem do hormônio AMH – hormônio anti-mülleriano. A técnica permite descobrir a idade do ovário, dando uma ideia do número de óvulos existentes nos ovários, capazes de serem fertilizados, dando um indicativo da longevidade reprodutiva dessa mulher", declara Sabino.O procedimento é simples e de fácil acesso, podendo ser feito por toda a mulher que planeja ter filhos, mas não no momento.

Gostou? Compartilhe