O pensamento possui um poder incrível e tem uma força que é sutil. É mais poderoso que a eletricidade que se move e a esta velocidade supera a velocidade da luz; é instantâneo na sua propagação. Tratando-se de pensamentos que se relacionam com o “comer”, a interferência é comum pessoas que comem não porque estão com fome, mas porque a comida traz um prazer imediato que ajuda a compensar tanto desconfortos como a alegria. Com o tempo, quem faz essa associação entre comida e recompensa pode acabar transformando o ato de se alimentar em um vício.
Lendo vários artigos e livros, a conclusão é que devemos tentar reprogramar e modificar a mente. Começar a pensar diferente, se autoanalisar. Racionalizar os hábitos à mesa é o melhor caminho para começar uma mudança efetiva. Algumas crenças que não fazem sentido fazem parte deste contexto. É possível, e devemos, preparar a mente para viver um novo estilo de vida.
Acompanhe alguns pensamentos de pessoas que relatam as suas dificuldades sobre o controle das suas vontades:
“Para perder peso preciso parar de comer tudo o que eu gosto.”
Enquanto estiver numa dieta, considere que a palavra-chave não será restrição e, sim, equilíbrio. Não precisa se proibir de comer nada, mas precisa moderar a quantidade. Esse é o segredo.
“Se for para comer só um pedaço, prefiro nem comer.”
É importante saber ajustar as quantidades. Ao comer um único bombom a vontade de comer chocolate deveria passar.
“Agora que eu já saí da dieta, vou parar. Começo de novo na segunda.”
Se você já sabe que precisará recomeçar, faça isso após o deslize, para não perder mais tempo. Recomece maneirando ou, ao menos, fazendo corretamente as próximas refeições.
Desenvolver estratégias para mudanças de pensamento geram atitudes assertivas. Registrar novos padrões como exercícios de reprogramações devem ser repetidas várias vezes, dias ou meses. Trabalhando com a reeducação alimentar, seguindo as orientações corretas e trabalhando o pensamento é possível ter sucesso no tratamento. Toda mudança de pensamento gera uma nova ação. E assim, o pensamento é o poder motor da ação.
Reprogramar a mente para evitar que sentimentos fiquem distorcidos é o segredo para emagrecer e saber se manter. Aprender a controlar o poder da mente e começar a pensar magro ajuda a conquistar este caminho. Então, comece a pensar leve e torne-se leve, pois tão importante quanto à alimentação saudável e a prática de exercícios é o controle no comportamento alimentar. Aprenda a pensar e agir como magro e você terá sucesso.
Patricia Folle Nutricionista CRN² 2037 www.patriciafolle.com.br