De bem com o tempo

Medicina & Saúde - O padrão de envelhecimento é individual, dependendo de características genéticas e ambientais.

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Envelhecer faz parte da nossa história, por volta da terceira década as pessoas começam a se preocupar com a perda das funções físicas, intelectuais e sociais inerentes a esse processo. A pele, como qualquer outro órgão do corpo humano, apresenta, ao longo da vida, modificações que são próprias do período etário do indivíduo. O padrão de envelhecimento é individual, dependendo de características genéticas e ambientais. Assim, alterações causadas pelo envelhecimento podem ser adiadas com uma vida saudável, boa alimentação, bastante água, prática de exercícios físicos e proteção do sol.

Com o avanço da idade, há redução da gordura facial, perda de colágeno na derme, gerando flacidez; a pele vai tornando-se mais fina, sem elasticidade, apresentando rugas finas e aprofundamento das linhas de expressão.

Fatores relacionados ao envelhecimento da pele

Confira as dicas da médica dermatologista Elisângela de Quevedo Welt.

Radiação solar

A radiação ultravioleta é o principal fator agravante do envelhecimento cutâneo, além de estar envolvida na gênese dos cânceres de pele. Várias alterações de pigmentação da pele são provocadas pela exposição solar, como as manchas, pintas e sardas. A pele foto envelhecida é mais espessa, por vezes amarelada, áspera e manchada. Pessoas com pele envelhecida pelo sol têm maior probabilidade de desenvolver câncer e lesões pré-cancerosas.

Cigarro

Pessoas fumantes possuem marcas acentuadas de envelhecimento na pele. o fumo reduz o fluxo sanguíneo da pele, dificultando a oxigenação dos tecidos. A redução deste fluxo parece contribuir para o envelhecimento precoce da pele e para a formação de rugas. Rugas acentuadas ao redor da boca são muito comuns em fumantes.

Álcool

O consumo de álcool influi no metabolismo como um todo, altera a produção de enzimas e estimula a formação de radicais livres, que causam o envelhecimento. A exceção à regra é o vinho tinto, consumido moderadamente, que contém flavonóides, que têm ação antioxidante.

Movimentos musculares

O movimento repetitivo e contínuo de alguns músculos da face aprofunda as rugas, causando as chamadas marcas de expressão, como as rugas ao redor dos olhos. Já a atividade física é importante para o organismo como um todo, tornando a pessoa mais disposta, melhorando seu físico e também a sua saúde.

Radicais livres

São uns dos maiores causadores do envelhecimento cutâneo. Os radicais livres se formam dentro das células pela exposição aos raios ultravioleta, pela poluição, estresse, fumo, etc. Acredita-se que os radicais livres provocam a degradação do colágeno (substância que dá sustentação à pele) e a acumulo de elastina, que é uma característica da pele fotoenvelhecida.

Bronzeamento Artificial

A Sociedade Brasileira de Dermatologia condena formalmente o bronzeamento artificial que causa o envelhecimento precoce da pele (rugas e manchas) e formação de câncer de pele.

Envelhecimento e alimentação

Uma dieta não balanceada contribui para o envelhecimento da pele. Assim como a ingestão de líquidos é importante para a saúde geral e também para a hidratação do organismo, a dieta é importante para manter a pele saudável. Existem elementos que são essenciais e devem ser ingeridos para repor perdas ou para suprir necessidades, quando o organismo não produz a quantidade diária suficiente. São eles: água em abundância, vegetais, frutas, peixe, carnes magras, etc. Enfim, toda a gama de alimentos que contenham as vitaminas, proteínas e fibras necessárias ao organismo e que ajudem a prevenir os radicais livres, que aceleram o processo do envelhecimento.

Tratamento do Envelhecimento

Sabendo-se do papel do sol no envelhecimento da pele, qualquer tratamento de rejuvenescimento obrigatoriamente começa com filtro solar. Como regra “básica” devemos preferir os filtros com FPS 15 ou maior, que protejam contra os raios UVA e UVB. Outros tratamentos, devem ser indicados pelo dermatologista após avaliação de cada caso, como uso de cosmecêuticos (cosméticos terapêuticos), técnicas de preenchimento, toxina botulínica, cirurgias e várias tecnologias como o laser, com excelentes resultados estéticos, isto tudo tem retardado o envelhecimento cutâneo e melhorado a auto estima dos pacientes contribuindo assim para que haja uma melhor qualidade de vida.

Gostou? Compartilhe