Não há dúvidas de que a ingestão de alimentos saudáveis tem papel fundamental no funcionamento correto de todo o sistema do organismo humano.
É indubitável, também, que a má digestão provém dos alimentos. Para tanto é preciso cuidar e avaliar a qualidade dos alimentos escolhidos. Em verdade, precisamos nos omitir de comer alimentos gordurosos, especialmente de forma habitual, pois, eles podem determinar desconforto estomacal dentre outros prejuízos. Assim, devemos postular, sempre, por uma alimentação rica em frutas, legumes, cereais e carnes magras. Outra orientação significativa é evitar de ingerir líquidos durante as refeições. Estes ocasionam inchaço do estômago. Excessos alimentares distendem o órgão, provocando desconforto e mal estar. Pior que isto é o fato de que os líquidos diluem as enzimas responsáveis pelo processo digestivo. Mastigar bem os alimentos é de importância fundamental, inclusive para ajudar na perda de peso, até porque a digestão começa na mastigação.
Para tornar mais compreensivo esta matéria e objetivar o que realmente interessa a todos nós, referimos alguns desses alimentos funcionais:
Chá verde, possui uma substância chamada catequina, prevenindo e evitando diversos tipos de câncer e também doenças cardiovasculares. Além disso, retarda o envelhecimento. Tem ainda a vantagem de combater a má digestão, ativando as enzimas digestivas, desde que ingerido 15 minutos antes das refeições. A banana, por sua vez é rica em oligossacarídeos que ajudam prevenir a constipação do estômago. Tem a força protetiva da função hepática, reduzindo a pressão arterial e diminuindo o colesterol. É muito importante mencionar que a banana ajuda prevenir a osteoporose e, através de uma substância própria protege a parede do estômago, minimizando a acidez e a sensação incômoda. O tomate, alivia o risco de câncer de próstata porquanto possui licopeno que também é localizado na beterraba e na melancia. A soja, é rica em isoflavonas que contribuem para a redução do colesterol ruim e atenuam os mal estares da menopausa. Os peixes de água fria, são ricos em ômega 3 e por isso amenizam riscos de doenças cardiovasculares (salmão, atum, sardinha, truta, bacalhau, etc). As nozes, ricas em vitaminas E, zinco, magnésio, potássio e vitaminas do complexo B também previnem alguns tipos de câncer e equilibram a pressão arterial. Que pena que o alho provoca halitose, pois, é extraordinariamente eficaz para a saúde cardiovascular. O gengibre, previne gases, enjoos, inflamações e infecções. É ainda prescrito para o fortalecimento da corrente sanguínea. A canela, reduz o açúcar no sangue. Além disso exacerba as defesas antioxidantes do organismo, trabalhando e agindo contra os radicais livres.
Desta forma, concluímos recomendando a todas as pessoas que pratiquem diariamente exercícios físicos e introduzam em suas vidas hábitos salutares de alimentação e comportamento.
Ana Maria Bueno é nutricionista clínica – personal nutri, graduada em Nutrição e Economia Doméstica, especialização em Obesidade e Emagrecimento, especialização em Serviços de Alimentação e Hotelaria e especialização em Nutrição nos Ciclos da Vida