O Centro Obstétrico (CO) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo registrou em 2012 o maior número de natalidade dos últimos cinco anos. Foram 2.955 nascimentos na instituição, um crescimento médio de 5% ao ano desde 2007. A maioria das gestantes é de Passo Fundo e de municípios vizinhos. Há também aquelas provenientes da macro-região norte e missioneira do Rio Grande do Sul. O CO do HSVP é conhecido pela alta qualidade profissional aliada às ações permanentes de humanização e é uma unidade referência para gestações de alto risco.
Dos quase três mil nascimentos, 1.846 foram de cesariana e 1.109 de parto normal. “Das gestantes que recebemos 65% internaram pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e 35% através dos contratos particulares e convênios”, ressaltou a enfermeira da unidade, Michele Cretani.
O suporte à gestante é feito pela equipe de enfermagem, anestesiologistas, pediatras, ginecologistas e obstetras. “A nossa estrutura é composta por duas salas de parto e duas salas para cesarianas. Além disso, a unidade conta com sala de pré-parto e uma estrutura de apoio para indução do trabalho de parto, como bola de bobath, banho de chuveiro, massagem, entre outros métodos não farmacológicos”, salientou Michele.
Conforme a profissional, após a gestante ser encaminhada para a sala de procedimentos, cada parto ou cesárea leva em média uma hora. A amamentação é estimulada na primeira hora do nascimento e nesse período também que é administrada a primeira dose de vacina contra a Hepatite B.