O pescoço é uma região fundamental para o bom funcionamento cervical e orofacial. E, para que estas funções possam se desenvolver corretamente, o pescoço possui músculos, tendões e ossos fortes para dar sustentação e mobilidade à cabeça e na sua parte interna, estruturas que participam de funções fundamentais como a deglutição, a produção da voz, a condução do ar para os pulmões e a condução dos alimentos para o estômago.
No entanto, ao longo do tempo, hábitos inadequados, associados ao processo de envelhecimento e exposição aos fatores ambientais, vão tornando a região mais flácida e os tecidos e músculos vão perdendo sustentação. Surgem então, as indesejáveis papadas e vincos na região do pescoço.
Quando se pensa em manter firme a musculatura do pescoço é necessário observar a postura diária e a forma como mastiga, deglute e respira, por exemplo: se ao deglutir, não efetuar a pressão correta da língua contra o céu da boca, com o tempo irá adquirir flacidez na papada, isto porque este músculo que eleva a língua para a deglutição fica no soalho da boca e está diretamente relacionado com a região da papada.
A fonoaudióloga Gisele Valdstein dá algumas dicas de exercícios que podem ser praticados diariamente esta região:
1) Procure sempre mastigar dos dois lados rodando o queixo no sentido em que está o alimento, utilizando alimentos mais consistentes.
2) Ao engolir, certifique-se que é a pressão da língua que está empurrando o alimento na direção da garganta e não o esforço exagerado dos lábios. Quem faz a língua empurrar o alimento em direção à garganta é o músculo do soalho da boca e a firmeza dele ajuda a fortalecer a papada.
3) Segurar com as duas mãos ao redor do pescoço. Levar o pescoço à frente e a cabeça levemente para cima, fazendo a força a partir do pescoço e uma leve resistência oposta com as mãos.
4) Apoiar as mãos na testa e forçar a cabeça contra as mãos, fazendo resistência oposta, focando no esforço a partir do pescoço. Fazer o mesmo apoiando as mãos nas laterais da cabeça. Não fazer para trás, pois a musculatura posterior do pescoço já bastante tensa.