A maior de todas as deficiências entre brasileiros é a visual. Segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) atinge 6,5 milhões de pessoas, sendo que 528 mil são clinicamente cegos.
De acordo com Leôncio Queiroz Neto, oftalmologista do Instituto Penido Burnier, primeiro hospital oftalmológico do Hemisfério Sul, a boa notícia é que em 2013 inovações médicas vão permitir ao brasileiro preservar a visão ou enxergar melhor sem correção visual.
Confira as terapias que vão se destacar nos hospitais e clínicas para cuidar melhor de seus olhos.
* Terapia para degeneração macular - a nova terapia promete manter a visão com menos efeitos colaterais, porque a aplicação é feita a cada dois meses.
* Microlente para correção da presbiopia - a mais recente novidade para eliminar os óculos de leitura é o implante de uma microlente no interior da córnea, membrana transparente que fica na frente do olho. Queiroz Neto explica que o procedimento é feito com aplicação de laser femtosecond que abre um bolso na córnea para inserir a microlente. A fixação acontece naturalmente com a cicatrização corneana.
* Cirurgia de Catarata a laser - em meados de 2013 chega ao Brasil a cirurgia de catarata a laser. As incisões mais precisas diminuem o risco de inflamações e facilitam o implante da lente intraocular.
* Nova lente intraocular - em 2013 as lentes intraoculares que substituem o cristalino na cirurgia de catarata também estão ganhando em qualidade para permitir melhor visão em todas as distâncias. Por isso, as novas lentes multifocais têm uma zona óptica central maior.
* Implante de corticóide - estudos internacionais apontam uma queda de recorrência da uveíte de 51% para 6% em 34 semanas de tratamento com implante de corticóide. Os efeitos colaterais da terapia também são menores. Isso porque a eficácia de 0,59 mg é igual a de 2 mg.