Tolerância Zero Para o Álcool

Patricia Folle- Nutricionista CRN² 2037 www.patriciafolle.com.br

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Se tratando do consumo do álcool para manter ou atingir a boa forma é impossível, pois ele pode pausar a queima de gordura.  O álcool até pode proporcionar momentos de alegria, de confraternização, de amizade, de romance, mas também combina com tristeza, rebeldia, culpa, enjôo, enfim, de todos os tipos de emoções e experiências.
É bom lembrar que o álcool é o segundo alimento mais calórico que existe. Então, saiba que a proteína, o carboidrato e a gordura têm 4kcal/g, 4kcal/g, 9kcal/g, respectivamente. Já o álcool, por sua vez, tem 7kcal por grama! Sim, 7 kcal inúteis para o organismo. São “calorias vazias” como é comum se dizer.
Logo após a ingestão do álcool o organismo tenta se livrar o mais rápido possível por ser tóxico, e este processo tem prioridade máxima. Como o fígado vai se ocupar para fazer a filtragem, ele cessará temporariamente o metabolismo. Entendendo melhor, a habilidade de queimar gordura vai diminuir, portanto não ajuda a manter o peso como também emagrecer.
Outra questão é se você faz academia para ganhar massa magra pode colocar tudo a perder. O álcool também impacta na síntese proteica e faz diminuir em 20% o crescimento muscular.
Essa você já deve saber: o álcool desidrata o organismo. Como o corpo precisa eliminar o álcool do sistema, os rins acabam filtrando uma quantidade maior de água para tentar eliminá-lo e isso causa desidratação. A desidratação afeta praticamente TODOS os processos químicos que ocorrem dentro do seu corpo, inclusive a queima de gordura!!! A água é componente fundamental no processo de queima de gordura também!
O álcool diminui a qualidade do sono. Outro elemento importante quando é consumido, a QUALIDADE do sono é significantemente prejudicado e gravemente comprometido. O álcool aumenta o estoque de gordura abdominal, a famosa barriguinha ou também conhecida como polchete. E isso é o que incomoda muita gente.
Por ser uma fonte de carboidrato quando metabolizado o álcool se transforma em glicose que vai despertar a secreção da insulina na corrente sanguínea levando o corpo a não tocar nas células de gordura para utilizar-se de energia, ou seja, não queimará gordura.

DICAS VALIOSAS:

Substituir: Em coquetéis em que é adicionado o açúcar que é mais um agravante para o peso, o ideal é substituí-lo por adoçante. Evite acrescentar leite condensado às batidas, pois é rico em açúcar e gordura. Troque por iogurte desnatado: também fica gostoso e com muitas calorias a menos.

Intercalar: tente sempre intercalar as bebidas alcoólicas com água. O ideal é tomar bastante água antes, durante e depois.

Diluir: Use gelo para diluir. É outra boa opção para diminuir o teor do álcool.

Usar a criatividade pode ajudar a manter o peso ou emagrecer. Com bom senso, você verá que é capaz de freqüentar festas, jantar fora e sair para um encontro com os amigos sem colocar em risco todo um programa.

Mas lembre-se: depois de atingir o seu peso desejado pode ser menos restrito com o álcool, mas minimize o consumo para manter uma dieta saudável sempre. 

Gostou? Compartilhe