Cada início de ano traz consigo inúmeras novas potencialidades. É sempre hora de buscar novos caminhos e fazer novas apostas. Nessa onda, entram também a decoração e as artes. Para quem se interessa, a Casa Vogue fez uma seleção com algumas das principais tendências e ideias nacionais e internacionais que vão dominar o mundo do design este ano. São materiais, formas, acabamentos e cores que, ao longo do ano, vão injetar fôlego novo na casa.
Perda de definição
Em 2013, os adornos clássicos vão dar lugar a formas desconstruídas. Traços retos e ângulos agudos, simétricos ou não, estão dominando as novas criações.
Geometria em alta
Padrões geométricos vêm ganhando força da decoração em revestimentos e peças de mobiliário. De grande expressividade plástica, estas padronagens são uma boa pedida para animar ambientes neutros.
Romance no ar
Tempos difíceis, de crise mundial, pedem doses de escapismo. Por isso o romantismo aparece em alta, e, para expressá-lo na decoração, os tecidos surgem cheios de flores em motivos diminutos, tons femininos e ricos bordados.
Microarmazenagem
Seja para expor objetos que merecem destaque ou para deixar à mão os itens do dia a dia – celular, chaves, carteira –, pequenos módulos de parede se mostram uma opção e tanto.
Feito à mão e reciclado
Em tempos de aquecimento global e crise econômica, surgem as peças inspiradas nos movimentos e formas orgânicas da natureza.
Cores do ano
Renovação, equilíbrio, harmonia, vivacidade. Tirar partido das cores para obter essas sensações em casa sempre foi uma boa pedida. A principal aposta para o ano é o verde-esmeralda, mas o violeta, o dourado e o verde-limão, que dança entre o verde e o amarelo também aparecem entre os preferidos.