Férias combinam com diversão, flexibilidade de horários, dormir até mais tarde, comer qualquer coisa… Certo?! Mas eu falo que devemos sempre procurar manter a rotina. Tudo bem que talvez eu seja um pouco certinha nesse aspecto, mas sabemos que durante o período de férias é comum, para algumas pessoas, deixar os hábitos alimentares saudáveis de lado. Portanto, o retorno às atividades é, sem dúvida, a oportunidade para retomar a boa alimentação e para alguns, este pode ser o momento certo para reeducar a rotina alimentar.
Lembrando que a volta às aulas também ocorrem neste retorno, então precisamos pensar em nos organizar com os lanches. São comuns as cantinas das escolas e faculdades oferecerem opções de lanches rápidos e quase nada saudáveis. Por isso, já indico uma dica: o melhor a ser feito é carregar na mochila opções de lanches leves e nutritivos para não correr o risco de se render aos grandes vilões da alimentação.
Falta de concentração, fadiga, indisposição, sonolência, dificuldade de memorização são alguns dos sintomas que podem ser decorrentes de uma má alimentação e decorrentes de um período de férias. Portanto, repensem os seus hábitos e comecem a incluir alimentos saudáveis no intervalo das atividades e/ou aulas, para garantir boa saúde ao organismo e principalmente ao cérebro. Procure ter como lanche: cookies integrais, barras de cereais, barras de frutas, frutas desidratadas e frutas in natura. Estes alimentos são riquíssimos em nutrientes antioxidantes que combatem os radicais livres, moléculas nocivas às nossas células.
Outra dica é ter sempre um mix de oleaginosas na mochila/bolsa, pois além de serem ricas em gorduras aliadas à saúde do coração, geram saciedade. Castanhas, nozes, amêndoas e pistache acrescidos de damasco seco e uvas passas são bons exemplos.
Evite alimentos ricos em gorduras saturadas, trans, açúcares e sódio, responsáveis por atrapalhar o desempenho. Estão presentes, por exemplo, em refrigerantes, sucos industrializados, biscoitos recheados, balas e salgadinhos.
Mantenha-se bem hidratado, carregando sempre água mineral na mochila/bolsa e quando possível, opte por suco de uva integral ou suco de frutas naturais, feito na hora e sem adição de conservantes e açúcares.
É de extrema importância fracionar a alimentação em torno de 5 a 6 refeições diárias, se alimentando sempre a cada 3 horas.
Lembre-se: para ter um estilo de vida saudável e garantir o bom funcionamento de todos os nossos órgãos é fundamental associar uma reeducação alimentar com a prática regular e orientada de atividade física!
Confira outras dicas que são necessárias para a adaptação e retorno saudável as atividades:
- Três dias antes de voltar coloque o despertador nos horários da sua rotina normal. Assim, seu corpo começa a se readaptar aos horários.
- No primeiro dia, organização é a palavra-chave.
- Defina novas metas: concentre-se em coisas novas para realizar.
- Trace prioridades, converse e liste o que deve ser feito.
- Tente manter o sentimento de bem estar que teve durante as férias. Quando voltar, lembre-se dos momentos bons e os estenda para o ambiente.
Com isso, você conseguirá voltar ao seu ritmo normal e você perceberá que o seu papel novamente com eficiência na sua rotina.