Eles são a base que sustenta o nosso corpo. Trabalham o dia todo, até mesmo quando não estão em movimento. O problema é que os pés nem sempre são tratados com a atenção que realmente merecem. Seja por falta de hábito ou até mesmo por falta de informação, na hora da higiene pessoal, quase todo mundo esquece dos pés. Aí, abre-se espaço para os incômodos, como calos ou unhas encravadas, que, se não foram cuidados, podem se transformar em problemas mais sérios.
Segundo a podóloga do salão Manno Escobar, Marìa Guadalupe Rasero Cumplido, um dos problemas mais comuns, e um dos primeiros sintomas de que algo está errado com os pés, é o aparecimento de bolhas ou o atrito por causa de um sapato novo. A transpiração excessiva também pode se tornar um grande problema. “Temos várias glândulas sudoríparas que podem aumentar o suor em algumas pessoas, formando fissuras interdigitais plantar ou até mesmo chegar à formação de fungos (micoses - Pé de Atleta)”, explica a podóloga. No verão esses problemas aumentam. “Um pé descoberto no verão pode produzir uma pele extremamente seca, manifestando-se na planta anterior do pé e calcanhares, aparecendo pele amarela ou branca ou calos, por falta de hidratação”, comenta Marìa Guadalupe.
Pés bonitos e saudáveis
Para manter seus pés saudáveis, a primeira orientação da podóloga é escolher um calçado ideal, que seja confortável, de material macio, amplo, que permita a respiração e que deixe o calcanhar firme, com uma sola flexível na parte dianteira do pé. Dessa forma, você evita as rachaduras.
Para quem sofre com o excesso de suor, o mercado está cheio de produtos, mas é preciso saber a diferença entre desodorantes e antitranspirantes. “Os desodorantes não impedem a umidade desodorizando apenas. Já os antitranspirantes entopem os poros e dificultam a transpiração, assim, temos que controlar a umidade”, ensina. A podóloga ainda alerta que se tenha cuidado com estes produtos, pois eles contêm substâncias como o alumínio e não é recomendado usá-los continuamente.
Já o maior problema do verão, a pele seca, pode ser combatida de forma simples: aumentando o consumo de líquidos e usando cremes hidratantes. “Os cremes hidratantes devem ser aplicados à noite e em abundância, para evitar aumento de suor durante o dia. Também é aconselhável a utilização de pedra-pomes nos calcanhares e em outras áreas que apresentem aspereza nos pés pelo menos duas vezes por semana, com o objetivo de eliminar o acúmulo de hiperqueratose ou aspereza”, ensina a podóloga.
Agora não tem mais desculpa para esquecer dos pés. Com dicas simples e pequenas atitudes, vai ficar bem mais fácil de cuidar dos seus pés e aproveitar o que o verão tem de melhor.
Cuidar bem dos pés não é difícil. Confira outras dicas:
- Use tênis e meias macias, de preferência de algodão, que absorvem melhor a transpiração e protegem os pés dos fungos e bactérias causadores de micose e mau cheiro;
- Examine os pés todos os dias e procure um profissional se notar de calos, calosidades e qualquer inflamação ou infecção;
- Deixe os pés de molho, durante dez minutos, em água morna com vinagre (para cada litro de água acrescente meio copo de vinagre). Massageie-os com óleo de amêndoas ou com creme hidratante. Faça isto uma ou duas vezes por semana.
- Corte as unhas de quinze em quinze dias, depois do banho, de preferência, ou apare-as com uma lixa. Unhas muito compridas acumulam sujeira e resíduos, muito curtas, podem encravar
- Lave e seque muito bem os pés. Não basta deixar que a água escorra durante o banho; passe a esponja entre os dedos.
- Na praia, passe protetor solar nos pés. Além de evitar o ressecamento da pele, previne contra o câncer.