Previna-se contra o envelhecimento

Por Ana Maria Bueno

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

É importante observar que as proteínas devem ser ingeridas em primeiro lugar, em cada refeição ou lanche. As mais importantes e melhores fontes de proteínas são encontradas nos peixes, como por exemplo: o salmão, a truta, a sardinha, o linguado gigante, o atum, a anchova, a cavala, o arenque e o bacalhau.

Para o preparo destes peixes é importante que se use à vontade ervas e temperos frescos, tais como: gengibre, orégano, manjericão, manjerona, alho, canela, cúrcuma e pimenta chilli. Estes temperos são alimentos que desempenham múltiplas funções que combate o envelhecimento, porquanto são ótimos antioxidantes e anti-inflamatórios, inclusive auxiliam no controle de açúcar no sangue. 

Recomenda-se alimentos do Mediterrâneo, da Índia e do Oriente Médio, eis que propiciam extraordinários benefícios antienvelhecimento. A razão desse tipo de culinária ser benéfica à saúde é, sem dúvida, pela variedade de grãos e temperos.

Devemos evitar  cremes ou manteiga  na preparação dos alimentos. Incluir proteína a cada refeição e/ou no lanche é estar usando ingredientes simples e saudáveis.

A ingestão de fibras é de vital importância para a saúde. As fibras na dieta baixam os níveis de colesterol. Indica-se: maçã, cevada, lentilha, feijão, frutas e legumes, mingau à moda antiga, bem como farelo de aveia. A observância destas dicas controla o repudiado ganho de peso.

Beber de oito a dez copos de água ao longo do dia é necessário, pois, a água equilibra a prisão de ventre ocasionada pelo aumento diário de fibras.

Devemos preferir alimentar-nos com frangos e perus de terreiro (caipiras), criados em liberdade. Estes animais são indiscutivelmente mais saborosos e destituídos de antibióticos e outros produtos nocivos à saúde. Os ovos devem ser de preferência da galinha caipira, visto que são ricos em ácidos graxos essenciais ômega-3, assim como a linhaça. As verduras devem ser sempre de natureza orgânica, visto que os pesticidas normalmente deixam resíduos nas plantas.

Quando se fala em salmão, estamos nos referindo de salmão selvagem do Alasca, já que os de cativeiro são alimentados com ração e não pelos ingredientes encontrados na natureza. Não se pode preterir a inclusão de anchovas e sardinhas. Estas carnes trazem benefícios à beleza e à saúde.

Jamais uma pessoa deve fazer dieta radical sem calorias ou sem gorduras. Outro excelente alimento é o queijo cottage.

Muito se poderia falar sobre alimentos saudáveis e importantes. Entretanto, encerramos esta matéria dizendo aos leitores que somente a mudança do estilo de vida pode fazer grandes transformações na saúde e no rejuvenescimento de cada pessoa.

Lembre-se que mudança de hábito requer tempo e paciência.

É preciso treino para adquirir novos costumes. O importante é não desistir.

Ana Maria Bueno é nutricionista clínica – Personal Nutri, graduada em Nutrição e Economia Doméstica, com especialização em Obesidade e Emagrecimento, Serviços de Alimentação e Hotelaria e Nutrição nos Ciclos da Vida  www.nutrianamaria.com.br

Gostou? Compartilhe