Sociedade apresenta diretriz sobre consumo de gorduras

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com o objetivo de orientar profissionais da área da saúde sobre as novas recomendações de ingestão de gordura, 31 profissionais da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), entre endocrinologistas, cardiologistas e nutricionistas, acabam de concluir a mais ampla cartilha já feita sobre a associação entre o consumo de gorduras e as doenças cardiovasculares. A I Diretriz sobre o Consumo de Gorduras e Saúde Cardiovascular teve como base a análise minuciosa de uma centena de estudos nacionais e internacionais publicados nos últimos vinte anos.

Muitos fatores podem contribuir para o aumento do colesterol, como tendências genéticas ou hereditárias, obesidade e atividade física reduzida. No entanto, um dos fatores mais comuns é a dieta. “Por muito tempo, a redução das gorduras da alimentação tem sido recomendada como parte de uma vida saudável. Entretanto, é fundamental ter conhecimento sobre a qualidade e quantidade das gorduras a serem utilizadas para se elaborar um plano alimentar equilibrado, prazeroso e especialmente, saudável ao coração”, comenta a médica Roberta Lara Cassani.

As gorduras podem ser ótimas aliadas para quem luta contra as altas taxas de colesterol. Basta saber por quais tipos optar. As saturadas, junto com as gorduras trans, são as mais prejudiciais à saúde do coração. De acordo com a Diretriz, o consumo de gordura saturada e trans está classicamente relacionado com a elevação do LDL-colesterol (colesterol ‘ruim’) e o aumento de risco cardiovascular. Estão presentes em alimentos de origem animal, como carnes, bacon, pele de frango, ovos, leite, manteiga, além de óleo de coco e chocolate. Devem ser consumidas em pequenas quantidades.

 

Gostou? Compartilhe