Muitas pessoas sofrem com problemas intestinais que decorrem de longos anos de alimentação errada. Com as rotinas diárias cada vez mais agitadas, homens, mulheres e até crianças optam por fast-foods ou alimentos industrializados de fácil preparo. Pensando nisso, a nutricionista e autora Gisela Savioli preparou algumas dicas para auxiliar no bom funcionamento do órgão.
Localizado no intestino está o chamado segundo cérebro, que trabalha em sintonia com o cérebro propriamente dito. Seu papel em no organismo é muito mais importante do que se pode imaginar, e é preciso vê-lo não apenas como um órgão excretor.
Água e fibras são fundamentais para o bom funcionamento do intestino. O importante, ao escolher os alimentos da dieta, é dar preferência aos integrais, como a farinha, o arroz, a aveia. “É recomendado ingerir cerca de cinco porções de frutas e hortaliças (legumes e verduras) por dia e pelo menos 1,5 litro do intestino. O importante, ao escolher os alimentos da sua dieta, é dar preferência aos integrais, como a farinha, o arroz, a aveia. “É recomendado ingerir cerca de cinco porções de frutas e hortaliças (legumes e verduras) por dia e pelo menos 1,5 litro de água. A aveia é grande aliada, pois uma colher de sopa cheia contém cerca de 1 grama de fibra solúvel”, indica a autora.