Sente vontade de comer sem parar à noite? Isso pode ser o quê?

Patricia Folle Nutricionista CRN² 2037 www.patriciafolle.com.br

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Para comentar este assunto falo como exemplo de uma das participantes de um reality show, que tem dado o que falar: quando está todo mundo dormindo, ela levanta para “assaltar a geladeira”. O problema não é ela fazer um lanchinho, mas come, come, come sem parar, chega até a raspar os potes. O comportamento, engraçado em um primeiro momento, passou a despertar a atenção. Será que é normal?

Então, para entender e avaliar esses distúrbios que leva a pessoa a comer sem parar com grande voracidade em um curto espaço de tempo é necessário entender como transtornos e que requer acompanhamento de especialistas.

Quais são e o que são os transtornos

Fome noturna ou Síndrome do Comer Noturno - Caracteriza-se pela ingestão de mais da metade do consumo diário da alimentação no período noturno, após as 19h. É comum na rotina da pessoa que tem a síndrome não ter muito apetite durante o dia, mas sentir muita vontade de comer à noite. Algumas pessoas sentem insônia e podem até levantar para atacar a geladeira. “Porém não dá para confundir as coisas. Uma pessoa pode ter insônia e levantar para beliscar alimentos, mas essa atitude é diferente da pessoa que jantou, dormiu e acordou no meio da noite para comer, comer e comer. Nesse caso, pode-se dizer que isso é compulsão noturna”.

Compulsão noturna - Como dito, a pessoa acorda no meio da noite e come compulsivamente. Supondo que esporadicamente a pessoa levanta à noite porque não está se sentindo bem, teve um dia difícil ou mesmo se alimentou pouco, por exemplo. “Nesse caso, não há nada de errado em estar com fome, levantar, comer e dormir. Uma ou outra vez acontece”. Também de forma eventual, se a pessoa comer muito durante uma noite porque não comeu nada durante o dia isso não é sinônimo de transtorno alimentar. “Essa é uma questão mais nutricional, o que ela tem que fazer é estruturar melhor as refeições durante o dia e, que de repente, procurar em regular a alimentação, fazendo o fracionamento”.

OBS: Fatores emocionais podem influenciar nas síndromes, mas cada caso de cada pessoa deve ser investigado separadamente.

Confira os sinais para procurar ajuda.

Fome noturna ou Síndrome do Comer Noturno - Procure perceber se não tem fome durante a manhã e está ingerindo mais da metade da alimentação diária, cerca de 56%, no período noturno.

Compulsão noturna - Alguns sinais são: ingerir uma quantidade bastante intensa num curto período de tempo e se sentir impotente diante da comida, sentir culpa e, normalmente, comer escondido.

Riscos para a saúde

O alerta “Para quem sofre de um dos transtornos há uma tendência muito grande de engordar, principalmente, porque procuram alimentos gordurosos ou com muito açúcar. Aumentando o peso há os riscos cardiovasculares, de pressão alta e diabetes. Além das doenças que podem surgir, essas não são formas saudáveis de se alimentar”.

Não é preciso uma dieta mirabolante para alguém deixar de ter vontade de comer. Se for feita uma alimentação de maneira equilibrada com carboidrato, proteínas, verduras e legumes.

Para quem passou por orientação nutricional e ainda assim não conseguiu mudar a dieta, é recomendado procurar um psicólogo especializado.

Dicas Preciosas:

- Não chegue em casa com fome. Deixe na bolsa ou no carro uma fruta ou uma barra de cereais,

- Antes de ir jantar, tome um banho e tente descansar uns minutinhos.

- Tente identificar o que te faz comer sem parar.

- Tente não comer em frente à TV, neste momento não prestando a atenção na quantidade que come devido à distração.

- Observe a que tipo de programa assiste. (programas de notícias ou com alguma tensão).

- Leia um livro, vá pintar, montar um quebra-cabeça, fazer cruzadas.

- Ligue para um amigo e coloque o papo em dia.

- Tenha na geladeira ou no armário alimentos leves e saudáveis (frutas, verduras ou conservas ou iogurtes).

- Faça uma atividade leve, como uma caminhada curta.

- Medite, tenha um repertório de atividades alternativas.

- Preste mais atenção em “qual ‘gatilho” leva você à cozinha, é muito importante ter essa informação quando procurar ajuda profissional

Dicas de lanches saudáveis na hora do acometimento:

• 1 xícara de chá de camomila, 1 biscoito integral com 1 fatia fina de queijo branco magro. Total: 67 calorias.

• 1 xícara de leite desnatado morno batido com 1 colher (sobremesa) de aveia, canela e adoçante (opcional). Total: 84 calorias.

• 1 pote de iogurte desnatado batido com 1 colher (sopa) de gelatina diet pronta e 5 morangos. Total: 77 calorias.

• 2 damascos com 2 colheres (chá) de requeijão light e 2 nozes. Total: 68 calorias.

Gostou? Compartilhe