Dividir os alimentos em grupos de acordo com as cores da bandeira do Brasil. Essa é a ideia simples da dieta brasileira cardioprotetora, criada pelo Hospital do Coração (HCor), em parceria com o Ministério da Saúde. Com ótimos resultados, publicados em dezembro na revista científica Clinics, a dieta adaptada faz com que a pessoa perca peso e reduza os índices de pressão arterial, triglicérides e ainda o índice de massa corporal (IMC), sem passar fome.
Frutas, verduras e legumes integram o grupo verde, devem ser consumidor em maior quantidade, pois são ricos em fibras e vitaminas. Já pães, massas e batatas fazem parte do grupo amarelo, e devem ser consumidos em quantidade moderada, porque possuem sal e açúcar. Carnes brancas e vermelhas estão no grupo azul, e devem ser consumidos em menor quantidade, pois possuem gordura.
Desenvolvida para os brasileiros, a dieta e adaptável e respeita as características regionais do país, dando várias opções de consumo, desde alimentos baratos, aos mais caros.