A moda agora é reutilizar

?? possível unir moda e sustentabilidade?

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O tema desta edição do São Paulo Fashion Week foi sustentabilidade, um assunto que já deixou de ser "moda" e virou prioridade. Muitas vezes, consumimos de maneira descontrolada e os “restos” do nosso consumismo vão se acumulando. Como, então, aliar moda e sustentabilidade? Não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Em busca dessa resposta, conversamos com a designer de moda Bruna Michel que deu a sua opinião:

“Produtividade, desejo, consumo e descarte, são as quatro palavras que resumem o ciclo de um produto de moda. Atualmente, a indústria fashion trabalha focalizada nos desejos, que vão além das necessidades reais dos consumidores. Todos os dias somos bombardeados por novidades e mais novidades, o que era moda ontem, hoje não serve mais. O mundo está em constante mudança. A informação chega rapidamente e fica difícil resistir a tantas tentações. Por conta disto, o consumo compulsivo de produtos aumentou drasticamente nos últimos anos, compramos sem freio e em exagero, não é a toa que a indústria têxtil tem chamado atenção, não apenas pelos números astronômicos de produtos fabricados, mas também pelo número catastrófico de impactos que vem causando.

Para deixar bem claro o que quero dizer por catastrófico: para se produzir 1 kg de tecido, consomem-se, em média, três mil litros de água. Para se transformar a matéria prima, o algodão, em tecido, são utilizados cerca de 8 mil produtos químicos que nem sempre são descartados da maneira correta. O processo de fabricação de uma calça jeans consome a mesma quantidade de água que uma pessoa precisa para viver durante 1ano. É ai que paramos e pensamos aonde nós, meros mortais consumidores, podemos ajudar a tornar o mundo mais sustentável? .

O meu conselho é que as pessoas tentem viver de forma “verde”. A mudança deve começar por nós mesmos. Isso implica primeiro em olhar pra dentro de si e fazer uma reciclagem de ideias. Separar o lixo, reavaliar critérios de consumo e economizar água são ações específicas e importantes, mas ainda superficiais. O que temos que exercitar é melhorar nossa autoestima, modificar hábitos e adotar princípios éticos nas nossas relações. Só assim seremos sustentáveis e todo o resto será consequência.

No caso das empresas, essas sim, podem e devem fazer um pouco a mais pela sustentabilidade. Hoje muitas indústrias vêm criando formas criativas de reciclagem e reutilização de resíduos. Uma ideia muito bacana foi lançada em abril de 2012 em São Paulo, o Movimento Ecochic Day. A proposta do projeto é divulgar talentos artísticos e apresentar sugestões de como a “imaginação pode ser aplicar à economia” e como a “criatividade pode ser transformada em produto”. Para conferir mais sobre o projeto entre no site http://movimentoecochicday.com/.

Este e muitos outros projetos vêm sendo desenvolvidos ao redor do mundo e do Brasil, esta iniciativa deve servir de inspiração para as empresas e para as pessoas, afinal, se cada um fizer um pouquinho vamos conseguir fazer a diferença.  Aplique uma regra a seu dia-a-dia: reutilize”. 

Gostou? Compartilhe