Cabelo, cabelo meu!

Lisos, ondulados, curtos, compridos, loiros, morenos, ruivos. Tipo e estilo de cabelo é o que mais tem por aí, mas as vezes, algumas características dos fios podem influenciar diretamente no modo como você vai cuidar deles.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

É difícil encontrar uma mulher que não concorde: o cabelo é uma das maiores preocupações femininas quando o assunto é beleza. Você até pode estar com um look impecável, mas se não estiver satisfeita com o cabelo não vai adiantar nada.

E, para cuidar deles, o mercado está cheio de opções. São cremes, máscaras, toucas, tratamentos que variam de acordo com o gosto do consumidor e, claro, com o tipo de cabelo. Um detalhe muito importante que não pode ser esquecido na hora de escolher os produtos. Os tipos de cabelo variam de acordo com a genética e isso não muda, a não ser através de químicas e cortes. Independentemente do seu tipo de cabelo, é fundamental aprender a cuidá-lo da forma correta para manter a saúde dos fios. Para lhe ajudar, a cabeleireira do Espaço Ilex, Mariane Portella, deu algumas dicas de como cuidar de cabelos oleosos, secos e normais.

Cabelos Oleosos

Segundo Mariane, o cabelo oleoso não apresenta muito volume e tem uma aparência pesas por causa da quantidade excessiva de glândulas sebáceas. “A causa desse problema é de ordem genética, mas alterações hormonais e estresse podem piorar”, alerta.

Alguns cuidados:

- Não passe as mãos ou escove muito, evite também massagens no couro cabeludo (esses são hábitos que estimulam a produção de óleo).

- Lave os cabelos diariamente, limpeza é fundamental.

- Use shampoos adstringentes, com PH neutro e faça também esfoliação capilar uma vez por semana.

- Se você tiver a raiz oleosa, mas as pontas secas, use produtos à base de silicone somente nas pontas.

Cabelos Secos

Ao contrário dos cabelos oleosos, os secos não têm umidade e óleo suficientes para manter seu brilho e textura normais, o que deixas os cabelos com aspecto sem brilho, áspero, normalmente volumoso, e com pontas espetadas. Muitas vezes, o excesso de ressecamento pode também ser resultado também de tratamentos químicos, um dos maiores danificadores dos cabelos.

Alguns cuidados:

- Intercale o uso de condicionador com máscaras de tratamento a base de colágeno, queratina, aminoácidos duas vezes por semana e faça também hidratações no salão.

- Evite secador de cabelo muito quente e chapinhas e se não tiver como evitar use termoativos para proteger o fio.

- Procure por produtos que agem internamente, pois os cosméticos à base de óleo não são absorvidos pela haste capilar, portanto tem um efeito apenas temporário e externo.

- Cuide sua alimentação, pois ela desempenha um papel muito importante na saúde dos cabelos. Principalmente, beba muita água, fundamental para a hidratação do corpo.

Cabelos Normais ou Mistos

Os cabelos normais são o sonho de toda a mulher. São macios e brilhantes, não ressecam com facilidade e não têm excesso de oleosidade. Apesar disso, também precisam de cuidados, afinal, se você se acomodar, os cabelos podem se tornar secos ou oleosos.

Alguns cuidados:

- Mantenha o cabelo sempre limpo.

- Escolha shampoos e condicionadores neutros ou para cabelos normais.

- Quando for pentear os cabelos use pentes de madeira, pois eles evitam os fios arrepiados (frizz).

- Faça hidratações a cada quinze dias.

Gostou? Compartilhe