Os Testes Farmacogenéticos ajudam a identificar o medicamento certo, na dose certa. O código genético de cada pessoa pode influenciar na maneira como, individualmente, irá responder as determinadas medicações. Tratam-se, especificamente, de ferramentas auxiliares à medicina, que por meio de sequenciamento genético (DNA) analisam determinados genes humanos e trazem possíveis respostas individuais a alguns dos medicamentos mais utilizados no tratamento de diversas doenças.
Os testes farmacogenéticos são considerados o ponto máximo da “Medicina Personalizada” no Brasil e no mundo, por serem as únicas ferramentas capazes de apontar com maior clareza a quantidade de medicação que cada pessoa necessita, no caso de tratamentos à base de remédios, auxiliando na identificação de uma série de reações adversas que componentes químicos podem causar às pessoas.
Esses testes surgiram a partir do sequenciamento do Genoma Humano, em 2003, nos Estados Unidos, e são considerados pela comunidade científica mundial como a mais recente inovação científica e tecnológica aplicada ao DNA Humano para o campo da Farmacogenômica –transformando a prática médica, auxiliando profissionais e pacientes a identificar tratamento personalizado para diversas doenças. Isso significa um avanço científico que abre portas para uma infinidade de novas pesquisas e tecnologias e já começa a transformar radicalmente a vida das pessoas aqui Brasil, o segundo país do mundo a receber essa tecnologia médica.
Atualmente, a GnTech Tests, que é uma das empresas que atua nesta área, disponibiliza aos mercados do Brasil e América Latina testes que foram desenvolvidos para as áreas de Cardiologia, Cérebro & Comportamento, além dos já citados testes para Saúde da Mulher.