Como as células-tronco do cordão umbilical chegam com qualidade no local em que serão armazenadas?

Medicina & Saúde - As células-tronco precisam estar no seu destino final em até 48 horas.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As células-tronco do cordão umbilical coletadas pela empresa BCU Brasil são armazenadas em sua matriz, localizada em São Paulo. Para regiões muito distantes, o transporte é feito por avião, porém quando o local é próximo, o deslocamento é feito via terrestre, por empresas especializadas e autorizadas para fazer este tipo de transporte.

As células-tronco precisam estar no seu destino final em até 48 horas. O sangue do cordão umbilical deve ser transportado sem muita variação de temperatura, para não prejudicar as células e também não pode ser congelado neste momento (conforme portaria da Anvisa), já que ainda não foi processado para separação, contagem, viabilidade das células-tronco e, somente depois de tudo isso, é feito o congelamento em nitrogênio líquido a -196°C .

Para garantir a qualidade no transporte, o BCU Brasil utiliza uma caixa térmica gelox refrigerada, onde é feito o monitoramento da temperatura, sem existir qualquer contato com o sangue, que estará dentro de um recipiente lacrado, o que garante que a qualidade das células-tronco sejam mantidas até a chegada ao seu destino final, que é no laboratório, em São Paulo, equipado com a mais alta tecnologia e uma equipe com mais de 15 anos com experiência em criogenia. Atualmente, são mais de 20 mil amostras armazenadas em nosso banco, seguindo inclusive as normas internacionais para garantir que todas as células-tronco preservadas sejam mantidas puras com toda a qualidade, para que seja possível utilizá-las, caso necessário, para o tratamento de mais de 80 doenças, entre elas: linfomas, leucemias, mielomas.

Gostou? Compartilhe