Enquanto a maioria das mulheres batalha para emagrecer e reduzir medidas, há aquelas que têm que recorrer a uma dieta reforçada para conseguir ganhar uns quilinhos.
Estar com o peso abaixo do indicado acontece, geralmente, com quem possui o metabolismo acelerado, e por isso consome mais calorias do que absorve ou por causa da genética, quando, em geral comem o suficiente, mas pouco.
Mas é verdade que como uma pessoa tem dificuldade para emagrecer, o magro também tem em ganhar peso e acaba fazendo as mesmas escolhas por dietas malucas.
A dieta para quem quer engordar não foge da regra e precisa ser equilibrada com carboidratos, proteínas e fibras. E, diferente do que muita gente pensa, sem excesso de gorduras. Mas só a alimentação, no entanto, não faz milagres.
Outra maneira saudável de ganhar peso é por meio da prática de exercícios físicos que contribuam para o ganho de massa muscular como a musculação
Quem pensa que os magros estão liberados para comer guloseimas, refrigerantes e fast-foods quando segue uma dieta está enganado. Para dar uma ajudinha extra, pode-se investir na forma de suplementos alimentares, mas sempre com orientação do nutricionista ou médica.
DICAS PRECIOSAS:
- Mantenha a freqüência de refeições e assim como os horários padrões que for estipulados. Depois de um tempo, comerá por hábito.
- Coma devagar, num local tranqüilo, sem barulho se possível tente se concentrar na comida e no ato de se alimentar.
- Enriqueça todas as refeições habituais, em termos de valor calórico. Exemplo: leite semi desnatado enriquecido com mel ou açúcar mascavo, frutas, e/ou cereais, e assim por diante.
- Evite comer fora do horário. Algumas pessoas perdem a fome se comerem algo antes do almoço. Prefira fazer poucas refeições, mas bem feitas.
- Tomar água em pequenas quantidades durante todo o dia. Num total de, pelo menos, 2 litros. Mas prefira água aos refrigerantes, que não são bons para o organismo.
- Durante a refeição não beba líquido. Ele atrapalha a mastigação, que prepara o alimento e o aparelho digestivo para a digestão.
- Manter o consumo de frutas e verduras que vão normalizar o organismo para que ele absorva melhor os alimentos.
- A dieta deve ser dividida em 55% de carboidrato, em torno de 25% de gordura e 20% de proteína.
Importante: não tente ganhar peso rápido, isto pode trazer problemas de saúde para você.