Por Vinícius Renato Thomé Ferreira
Dentre as atividades desempenhadas pelos psicólogos, uma das mais relevantes é a avaliação psicológica. Ela consiste num processo organizado e sistematizado de obtenção de informações, objetivando ter uma compreensão mais ampla e precisa das necessidades de atendimento ou para a elaboração de um diagnóstico psicológico. Também oferece elementos para a compreensão do funcionamento intelectual e emocional, em vários contextos.
Quando alguém procura um psicólogo, o primeiro passo para o planejamento eficiente de um tratamento é a identificação das necessidades do paciente. Conhecer suas características de comportamento, potencialidades e pontos a serem trabalhados é o início de qualquer psicoterapia. Esse conhecimento parte de uma investigação da história de vida, pois assim se pode ter elementos importantes para conhecer como as dificuldades de hoje foram se construindo. Além disso, a aplicação de testes é muito importante, pois eles permitem ao paciente e ao profissional praticidade e podem dar velocidade ao processo ao fornecer informações valiosas de forma mais rápida.
Além de oferecer informações para embasar a psicoterapia, a avaliação pode também ser utilizada na neurologia e na área forense. Quando acontece algum problema neurológico, tal como um acidente vascular cerebral ou outro problema que cause danos cerebrais, a avaliação dos prejuízos cognitivos é muito importante para o estabelecimento das metas de tratamento, e mesmo para ajudar o neurologista a identificar quais áreas do cérebro podem ter sido lesadas. Com estas informações, pode-se estabelecer um plano de reabilitação cognitiva mais eficiente, escolhendo estratégias específicas de tratamento. No campo jurídico, a avaliação psicológica serve para dar subsídios para as partes e para o juiz na tomada de decisão como, por exemplo, em casos de adoção e outros que necessitam de um estudo sistematizado a respeito do comportamento de um réu.
No campo educacional, a avaliação psicológica fornece dados valiosos para que pais e educadores compreendam as potencialidades e áreas a serem trabalhadas com os alunos. Há vários testes que permitem identificar as forças e fraquezas atuais, e desta forma auxiliam no estabelecimento de planos pedagógicos mais precisos e eficazes.
Vinícius Renato Thomé Ferreira é psicólogo, doutor em psicologia e professor da IMED. E-mail: [email protected]