A máxima "prevenir é melhor do que remediar" vale também quando o assunto é saúde. E mesmo em casos de doenças como o câncer, a melhor saída ainda é cuidar da saúde. Isso significa ir periodicamente às consultas médicas e fazer exames de rotina.
No caso do câncer de cólon e de reto, o tumor pode levar até 15 anos para se desenvolver e se manifestar e, se a doença for diagnosticada precocemente, o índice de sucesso no tratamento é muito alto. Infelizmente, por falta de acesso às campanhas de prevenção ou constrangimento na hora de fazer os exames, o número de pessoas com o diagnóstico da doença em fase avançada tem apresentado crescimento.
O indicado é que a pessoa, a partir dos 50 anos, se submeta aos exames de rotina. Se não houver nada de suspeito, o paciente passa por novos exames, apenas depois de dez anos. Caso tenha histórico familiar de câncer de cólon e de reto, o ideal é fazer as contas a partir da idade do parente. Por exemplo, caso ele tenha apresentado o câncer aos 40 anos, é necessário submeter-se ao exame com 35 anos. Ou seja: conte sempre cinco anos a menos. Além disso, o paciente que tem familiares com câncer de cólon ou de reto deve repetir o exame a cada três ou cinco anos, mesmo que os anteriores não tenham detectado nada de errado.
Apesar de serem doenças de diagnóstico precoce mais difícil, se forem feitos os exames preventivos corretamente, é possível que a doença seja detectada a tempo.
Já os sintomas do câncer gástrico não são claros ou específicos da doença. Na fase inicial, pode apresentar pequenas úlceras que podem causar dor e até hemorragias. Porém, qualquer doença ulcerosa, chamada péptica, pode apresentar essa característica. Por esse motivo, esses sinais não podem ser ignorados e um médico deve ser consultado. Através da endoscopia alta, a úlcera ou outro achado, será investigado e o câncer pode ser diagnosticado precocemente.
Por isso, os exames preventivos devem ser feitos, anualmente, a partir dos 50 anos, já que a maior incidência da doença está em pessoas com idade entre 50 e 60 anos.