Sedentarismo pode estar relacionado à visão

A visão influi na personalidade, no comportamento e é essencial para a boa saúde por ser o sentido dominante na prática da maioria dos esportes.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, o vício de refração que menos atrapalha as atividades esportivas é a hipermetropia, dificuldade de enxergar de perto.

Guardadas as exceções de alguns ídolos de nosso futebol como Kaká e Pelé que tinham miopia, a dificuldade de enxergar à distância faz com que a preferência dos míopes recaia sobre a leitura e outras atividades internas. A mesma tendência de comportamento pode ser observada em quem tem astigmatismo, visão distorcida para perto e longe, que muitas vezes é acompanhada de fotofobia ou aversão à luz.

A boa notícia é que a cirurgia refrativa faz 1 em cada 3 pessoas iniciar alguma atividade esportiva quando se livram dos óculos. É o que mostra um levantamento de 1120 prontuários do hospital realizado por Queiroz Neto nos últimos 10 meses.

Segundo os pacientes, o procedimento fez com que se sentissem mais seguros. O médico explica que isso acontece porque a correção visual melhora o equilíbrio do corpo, os reflexos e a capacidade de concentração que refletem no desempenho esportivo e na auto-imagem.

Gostou? Compartilhe