Pode não parecer, mas a mulher brasileira não está assim tão preocupada com a saúde da pele do rosto. Uma pesquisa mostra que 41% das mulheres do país não usam nenhum produto para o rosto, além de maquiagem. Segundo Luis Martini, gerente de marketing da categoria rosto da Natura, é difícil falar em prevenção com a mulher brasileira. “As brasileiras preferem produtos de resultado imediato”, afirma.
Os cuidados com o rosto devem ser feitos ao longo da vida e, em cada fase, a pele necessita de cuidados específicos, seja ela branca, parda, negra ou amarela. No inverno, esses cuidados devem ser intensificados. De acordo com a gerente de Fórmula da Natura, Joana Miranda, as temperaturas mais frias, o vento e a baixa umidade do ar contribuem para que a pele apresente sinais de ressecamento. Por isso, nesta época do ano os cuidados com o rosto e o corpo são fundamentais para que a pele se torne menos vulnerável às agressões do meio ambiente.
Segundo Joana, o primeiro sinal quando a temperatura começa a cair é o ressecamento do rosto. “No frio acontece a maior perda de água pela epiderme, devido à baixa umidade do ar e aos banhos mais quentes e prolongados”, explica. Estas agressões têm como resultado a sensação de corpo e rosto ressecados, pele opaca e repuxada, que em longo prazo pode resultar em envelhecimento.
O melhor momento para hidratar o rosto é após o banho quente. “A hidratação é importante em todas as estações, mas no Inverno ela deve ser mais caprichada”, ressalta Joana. Além da hidratação, é importante investir também na limpeza e na tonificação para renovação da pele do rosto.
Além do fator climático, a genética e hábitos de vida influenciam na vitalidade e aparência da pele. Com o passar dos anos, o metabolismo fica mais lento, as células respondem menos aos estímulos, a comunicação ou transferência de sinais e nutrientes é feita de maneira mais lenta e os componentes das camadas da pele ficam estruturalmente danificados. A desidratação, a fragilidade e a sensibilidade são as características mais marcantes.
Que tal dedicar uns minutos a mais durante o banho para cuidar do seu rosto? Preparamos uma passo a passo que pode lhe ajudar:
PASSO A PASSO PARA O ROSTO
Limpeza
- A limpeza deve ser feita com sabonete específico para o tipo de pele (oleosa, seca ou mista) e para a região o rosto. O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra à noite.
Esfoliação
- Indicada para peles mistas ou oleosas. Pode ser realizada uma ou duas vezes por semana. O produto específico para esfoliação deve ser aplicado no rosto com movimentos circulares e leves.
Tonificação
- O tonificante deve ser usado de manhã e à noite, após a limpeza da pele. Aplique com algodão fazendo leve pressão sobre rosto e pescoço. Não há necessidade de enxaguar.
Hidratação
A hidratação também deve ser feita de acordo com o tipo de pele. Assim, para as peles mais secas estão indicados hidratantes em creme ou loção cremosa, que contenham ativos mais hidratantes. Para as peles mistas a oleosas, os hidratantes mais indicados são os de rápida absorção, em gel, loções ou emulsões livres de óleo.