Hipertensão pulmonar conta com tratamento especializado

?snico Centro de Referência em Hipertensão Pulmonar e maior unidade de saúde do interior do Rio Grande do Sul, o Hospital São Vicente de Paulo, presta atendimento e acompanhamento a pacientes de 43 municípios adjacentes

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em funcionamento há três anos, o Centro de Referência conta com uma equipe multidisciplinar de pneumologistas, cardiologistas e hematologistas para o tratamento de uma doença rara, a HAP – Hipertensão Arterial Pulmonar. “O preparo da equipe juntamente com os equipamentos de ponta para avaliação são os destaques do nosso Centro de Referência”, afirma o médico Vinicius Buaes Dal Maso, pneumologista e coordenador do Centro de Referência.

O HSVP estabeleceu em suas dependências um Centro de Referência no diagnóstico e tratamento da HAP, atendendo a todos os requisitos tecnológicos, de material humano e equipamentos para o desempenho desta necessidade médica, de acordo com as diretrizes determinadas pela Organização Mundial da Saúde ora em vigor.

Apesar de ser considerada uma doença rara, o HSVP assiste atualmente 20 pacientes, todos adultos, residentes nas regiões vizinhas de Passo Fundo. A portadora e paciente do HSVP, Cibele Pacheco, morava na cidade de Chapecó (SC) quando descobriu a HAP. Hoje ela mora em Passo Fundo para ter o tratamento de forma adequada. “Eu fui diagnosticada em Passo Fundo em 2008, mas era oneroso sair de Chapecó para ter as consultas e todo o tratamento em Passo Fundo. O fator primordial para eu ter saído de minha cidade foi porque eu engravidei. Eu e meu marido mudamos de cidade, pois não teria como ter um pré-natal e tratar a doença morando em outra cidade. Foram meses difíceis, pois nós dois ficamos desempregados”, explica.

Infelizmente, os medicamentos para HAP continuam sendo fornecidos através de ação judicial. Isso torna necessário o preenchimento de vários requisitos para receber o medicamento. O Centro de Referência do Hospital São Vicente de Paulo – HSVP, afirma que faz todo o procedimento para que o fornecimento ocorra. “O tempo é crucial para o portador de HAP, pois a doença evolui muito rápido. Assim, tentamos ajudar a todos que necessitam de apoio para ter acesso ao tratamento”, conta o médico.

Gostou? Compartilhe