Campanha incentiva doação de leite materno

Na semana que marca o Dia Mundial de Doação de Leite Humano, 19 de maio, campanha quer incentivar brasileiras a intensificarem doações

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Na semana do dia 19 de maio, Dia Mundial de Doação de Leite Humano, a importância da doação está sendo celebrada no Brasil e em 23 outras nações da América Latina, Caribe, Península Ibérica e África.  As ações para marcar a data no País estão sendo conduzidas pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR), que é a maior e mais completa do mundo, composta por 211 unidades. A Rede também comemora, em 2013, seus 70 anos de criação.

Entre as ações da Semana também está o lançamento da campanha “Doe leite materno e ajude a mudar o futuro de muitas crianças”, que acontece nesta quarta-feira, dia 22 de maio, no Memorial Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília (DF).

Para ilustrar a importância do ato de doar leite humano, tanto na vida da doadora como na do recém-nascido, dois personagens de uma história real são representadas nas peças de divulgação da iniciativa – banners, folders, anúncios em revistas e redes sociais. 

Há 42 anos, a Sra. Ilza Pereira doou seu leite a João Marcelo Bôscoli, filho da cantora Elis Regina e agora, eles serão homenageados pelo ministro da Saúde Alexandre Padilha e pelo coordenador da Rede Brasileira e o Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR / IberBLH), João Aprígio Guerra de Almeida.

Por sua grande militância em prol do aleitamento e da doação de leite humano, a atriz Maria Paula Fidalgo será intitulada Embaixadora da rBLH-BR.

Saiba como doar

Prepare o frasco para a coleta:

- Escolha um frasco de vidro com tampa plástica, pode ser de café solúvel ou maionese;

- Retire o rótulo e o papelão que fica sob a tampa e lave com água e sabão, enxaguando bem;

- Em seguida, coloque em uma panela o vidro e a tampa e cubra com água, deixando ferver por 15 minutos (conte o tempo a partir do início da fervura);

- Escorra a água da panela e coloque o frasco e a tampa para secar de boca para baixo em um pano limpo;

- Deixe escorrer a água do frasco e da tampa. Não enxugue;

- Você poderá usar quando estiver seco.

 Prepare-se para retirar o leite:

O leite deve ser retirado após o bebê mamar ou quando as mamas estiverem cheias. Ao retirar o leite, é importante seguir algumas recomendações:

- Escolha um lugar limpo, tranquilo e longe de animais;

- Prenda e cubra os cabelos com uma touca ou lenço;

- Evite conversar durante a retirada do leite ou utilize uma máscara ou fralda cobrindo o nariz e a boca;

- Lave as mãos e antebraços com água e sabão e seque em uma toalha limpa.

É ideal que o leite seja retirado de forma manual:

- Primeiro coloque os dedos polegar e indicador no local onde começa a aréola (parte escura da mama);

- Firme os dedos e empurre para trás em direção ao corpo;

- Comprima suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair;

- Despreze os primeiros jatos ou gotas e inicie a coleta no frasco.

Caso tenha dificuldade para retirar o leite, procure o Banco de Leite Humano mais próximo. 

O frasco com o leite retirado deve ser armazenado no congelador ou freezer. Para novas retiradas de leite para doação, um novo recipiente esterilizado deve ser usado. O leite pode ficar armazenado congelado por até 15 dias.

Fontes: Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) - Ministério da Saúde

Gostou? Compartilhe