Sabe-se que a depressão é o mal do século, porém é preciso salientar que ela não acontece sem um start.
Das superficiais até as mais profundas, todas elas têm tratamentos específicos, contudo existe um tipo que não depende especificamente de e um tratamento, mas sim de uma mudança de postura em relação a si, ao outro ou em relação à vida.
Há pessoas que sofrem e se deprimem por causa dos outros. Do que os outros pensam, falam, ditam.
Outros se negam a aceitar ajuda para essa mudança necessária e que afeta a todos os que estão a sua volta. ( alcoolismo por exemplo).
Conheço pessoas frustradas pelo mecanismo de seus trabalhos por que na pratica é diferente daquilo que a faculdade ou as leis que regem determinada ciência prega.
Por ser diferente daquilo que se acreditava.
Sofrem pelo desencontro, pelo desalinhamento emocional, afetivo ou existencial..
Mães sofrem de depressão por causa de filhos ( por que o filho é um problema por acharem que não tem mais jeito, pois têm ) esposas sofrem de depressão por que os maridos as anulam (literalmente) ,
O homem sofre por ser diferente da mulher que é plena em emoção e ele em sexualidade, por ter uma mulher linda deslumbrante mas nem um nem outro prioriza o cultivo dos momentos românticos dentro das suas possibilidades.
Tem muita gente que quer obrigar ao outro a fazer tratamentos para que se encontre, mas eles próprios ainda não se encontraram e pensam que decidir o destino dos outros é o suficiente esta é uma tarefa , pessoal inicialmente, difícil.
A melhor forma de ensinar é com exemplos.
Para você exigir calma, você precisa cultivar a calma, para você ser alegre é preciso cultivar a alegria, para você exigir amor e atenção é preciso que você cultive o amor e a atenção praticando-o indistintamente.
Olhamos nos olhos do assaltante por pavor e medo mas não olhamos agradecidos nos olhos daquele que nos entrega a pizza para nossa refeição, ou daquele que nos entrega nossas correspondências, ou as flores.
Bem sem muitas delongas, para concluir mesmo, gostaria de dizer que algumas pessoas desenvolvem a depressão por não saberem lidar com situações de convívio.
Que também na maioria das vezes as pessoas que desenvolveram a depressão, desenvolveram por problemas que não são delas mas como podem ser de pessoas que amam ou se apegam emocionalmente sofrem e não sabem lidar com o sofrimento.
Esse comportamento a longo prazo torna-se um hábito mas, para a alegria humana, tem cura.
Indiferente das razões é preciso sempre uma boa avaliação de profissionais competentes e assim que diagnosticada deve-se imediatamente iniciar um bom tratamento pois existem casos que precisam de muita atenção. Refiro-me nesse texto à depressões leves iniciadas por por situações contornáveis ou solucionáveis com ajuda de orientações, florais e fitoterápicos.
Paz e luz!!!