Incremento de potássio e corte de sódio na dieta reduz risco de AVC

Medicina & Saúde - O trabalho sobre potássio foi desenvolvido pelo Departamento de Nutrição para a Saúde e o Desenvolvimento da OMS e envolveu dados de quase 130 mil pessoas saudáveis.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um estudo feito por pesquisadores da Organização Mundial de Saúde (OMS) concluiu que incluir alimentos ricos em potássio à dieta e diminuir o consumo de alimentos industrializados ajuda a controlar a pressão arterial e prevenir um AVC (Acidente Vascular Cerebral). A conclusão do trabalho, que revisou 33 estudos, foi publicada no início de abril no British Medical Journal.

O trabalho sobre potássio foi desenvolvido pelo Departamento de Nutrição para a Saúde e o Desenvolvimento da OMS e envolveu dados de quase 130 mil pessoas saudáveis. De acordo com as conclusões, entre as pessoas que consumiam mais potássio (de 3,5 g a 4,7 g por dia), o risco de derrame era 24% menor do que no grupo que ingeria menos desse nutriente, que é essencial para o funcionamento celular e serve como contraponto à ação do sódio, componente do sal e muito ligado à hipertensão arterial - fator de risco para derrames e outras doenças cardiovasculares.

A revisão das pesquisas sobre potássio vem acompanhada de outras duas revisões de estudos a respeito do efeito de reduções do consumo de sódio na pressão arterial. Uma das pesquisas, feita pela Universidade de Londres, concluiu que cortar o sal dos atuais 9 g a 12 g - consumidos em média pelos brasileiros - para a recomendação da OMS de 5 g já teria um grande impacto. No entanto, a redução do consumo para 3 g seria o ideal para o controle da pressão arterial.

Gostou? Compartilhe