Novo método para detecção do câncer de estômago

Medicina & Saúde - coluna semana do Centro Integrado de Terapia Onco-hematológica (Cito)

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um exame de hálito, simples e rápido, pode sugerir um câncer no estômago, segundo um estudo realizado por cientistas israelenses e chineses.

Em um levantamento com 130 pacientes, os pesquisadores descobriram que o exame tinha 90% de precisão na suspeita e na diferenciação do câncer de outros problemas no estômago.

O novo teste tenta identificar perfis químicos no hálito que são característicos de pacientes com câncer estomacal.

A revista especializada "British Journal of Cancer" afirmou que o exame pode revolucionar e acelerar a forma como o câncer é detectado.

Atualmente, o diagnóstico da doença pode ser feito por meio de uma endoscopia.

Os pesquisadores descobriram que o câncer no estômago possui uma espécie de marca, uma característica específica: compostos orgânicos voláteis, que emitem cheiro e podem ser detectados usando um kit médico.

A técnica usada no exame não é nova – muitos pesquisadores estão trabalhando na possibilidade de exames de hálito para diagnosticar vários tipos de tumores, incluindo o de pulmão.

O trabalho do professor Hossam Haick, do Instituto de Tecnologia de Israel, analisou 130 pacientes em situações diferentes: 37 deles tinham câncer de estômago, 32 tinham úlceras e 61 tinham outros problemas estomacais.

Além de assegurar, com precisão, a diferença entre todos os problemas em 90% das vezes, o exame do hálito conseguiu apontar em quais casos o câncer estava nos estágios iniciais e em quais estava em fases mais avançadas.

Agora, as equipes israelenses e chinesas estão fazendo um estudo maior, envolvendo mais pacientes, para corroborar os resultados dos primeiros testes.

Gostou? Compartilhe