Sempre no tom

Por Juliana Scchneider

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Você sabia que as cores interferem tanto, ou até mais, que a modelagem de uma roupa pelo efeito visual que ela causa? Usar as tonalidades corretas para o seu tom de pele pode deixar você linda e radiante, mas o contrário pode derrubar qualquer visual.  

O pretinho básico, ao contrário do que todo mundo pensa, não cai bem para qualquer uma de nós. Existem diferentes tonalidades de pele, e lá escondido nos mínimos detalhes de cada uma, mora todo o segredo de como usar as cores a seu favor. Saber usar a cor adequada é fator determinante na hora de montar o guarda-roupa ideal.

Aliás, a cor é o efeito da roupa de maior impacto visual. Ela desempenha um papel crítico na formação da imagem, afetando a percepção que os outros tem de você, podendo valorizar ou sabotar sua aparência.

Para saber que cores favorecem seu tom de pele é feito um teste, onde eu, como consultora de imagem, identifico através de análises que cores são as ideais para você. Aliás, o teste é determinante, mas saber algumas características físicas suas também pode ajudar a decifrar quais são os tons ideais para roupas e acessórios, principalmente os que ficam perto do rosto, que é onde a cor exerce maior influencia em um look.

A cor da pele se dá primariamente devido a presença de um pigmento chamado melanina, que está presente nas peles de cores claras e escuras. No entanto, produzimos dois tipos de melanina: A feno melanina, que varia de um tom de amarelo a vermelho e a eumelanina, que varia do marrom ao preto. Pessoas de pele mais clara produzem mais fenomelanina, já as de pele mais escura mais eumelanina. E, são esses os fatores decisivos na hora da escolha da cor ideal.

Todas as pessoas podem usar todas as cores, desde que sua temperatura (quente, equilibrada, fria), intensidade (viva,opaca) e profundidade (clara,escura) se integrem a sua coloração pessoal (pele, olhos e cabelo). A cor ideal para cada cor de pele ilumina, rejuvenesce, harmoniza, suaviza a textura da pele, valoriza os traços, afina e cora o rosto. Já, a cor não apropriada apaga e cria sombras, deixa a aparência cansada, envelhece, acentua marca de expressão, alarga o rosto e distorce as proporções.

A análise de cores pessoal é feita com base na Teoria Sazonal Expandida. Ela estabelece tipos básicos de pessoas, que são determinados pelo tom de pele, olhos e cabelo e que definem cada uma das estações e suas subdivisões. Depois do teste, você recebe sua cartela de cores pessoal, que passa a ser um “norte” para suas próximas escolhas de roupas. 

Se interessou em saber quais são as suas cores ideais? Entre em contato pelo e-mail [email protected]

Gostou? Compartilhe