Dureza é não ter opção nenhuma, mas, mesmo assim ainda dentro da não opção temos a opção de como fazê-lo por que podemos escolher a forma de como fazê-lo.
Por exemplo: quando temos que resolver algo mesmo que seja algo terrível ainda assim podemos escolher de fazer de forma suave, por que não é a quantidade de energia que conta nesse caso e sim, a informação correta que irá direcionar esta energia para um futuro mais calmo ou não.
Nesse futuro mais calmo podemos vislumbrar com base em um acalmar de ânimos dias melhores, um pedido de perdão, o reatar de uma amizade ou um negócio por poder de forma calma compreender que tudo vem para acrescentar para nos mostrar tal como é ou pode ser naquele momento determinada coisa.
Quando lidamos com animais como os cães não adianta você gritar com eles por que não irão obedecê-los e se obedecer então será por medo.
O que é melhor uma pessoa entender sua informação ou temê-lo?
Se alguém temê-lo, então preste atenção nesse velho ditado indígena: “se você falar com os animais eles ouvirão você e entenderão você e falarão com você e você irá conhece-los e eles conhecerão você. Por que aquilo que você não conhece, você teme e o que você teme você irá querer destruir.” Assim são os humanos, portanto qualquer decisão discussão ou situação, deve sempre ser pensada antes na melhor forma de ser resolvida.
Ninguém precisa achar que tudo tem que ser resolvido com hostilidade seja o que for, com tom alto ( desnecessário por que exprime medo e insegurança ocultados por uma postura desesperada) com agressividade( por que exprime irracionalidade e descontrole) ou com ameaças (por que causam péssima perspectiva e a energia nunca cessará e causará medo e já falamos sobre isso).
Portanto tom de voz não define razão e sim emoções e emoções em descontrole.
Muitas vezes ouvimos coisas sem achar que merecemos talvez mereçamos, mas, irá nos fazer racionalizar melhor se ouvirmos em baixo tom. Portanto se tiver que falar algo para alguém não use tom alto e se tiver que resolver algo seja calmo para que sua calma acalme também a pessoa e assim ele ou ela, sem emoções alteradas, possa lhe ouvir e entender melhor.
Paz e luz!!!