Não adianta, ninguém é igual. Basta dar uma olhada por aí para perceber que cada pessoa tem um tipo físico. E não estamos falando em cor dos olhos, do cabelo, altura ou peso. O assunto aqui é o formato do corpo. Você já parou para pensar que a maneira como você se veste é totalmente influenciada pelo seu tipo físico? Há sempre uma roupa, uma cor ou um tecido mais adequado para cada uma de nós e saber isso é muito importante na hora de comprar roupas. Para lhe ajudar, preparamos, junto com a professora e consultora de moda Cariane Camargo, um guia prático para escolher as peças que melhor vestem cada tipo de corpo.
Como saber?
Não sabe qual é o formato do seu corpo? Aprenda a medir:
Meça a largura dos seus ombros, da cintura e da parte mais larga dos quadris. Mas atenção, não dê a volta completa, tire a medida de uma lateral à outra. Passe-as para um papel e compare-as. Por exemplo, se ombros, quadris e cintura tiverem o mesmo tamanho você é retângulo. Mas, se a cintura é fina, ampulheta. Quadris mais largos que ombros e cintura significa pêra. Mas se, em vez disso, os ombros forem maiores, você é triângulo invertido. O corpo oval tem a cintura um pouco maior do que as outras medidas.
Dica da consultora:
Para saber o que cai lhe bem, analise detalhadamente seu tipo físico e lembre-se de valorizar o que ele tem de bonito e esconder as partes do corpo que o beneficiam.
Ampulheta:
No corpo ampulheta os ombros e quadris têm a mesma medida, sendo a cintura mais estreita. Aqui o importante é valorizar suas formas, que são bonitas e harmônicas. Mas é preciso ter cuidado para não modifica-las. Mantenha sempre a cintura marcada.
Saia – Todos os tipos.
Decote – Todos os tipos.
Vestido – Tipo envelope transpassado ou justo levemente acinturado.
Casaco – Lã na altura do joelho e amarrado por cinto.
Blusa – Sequinhas.
Camisa – Ajustada para valorizar a cintura.
No triângulo invertido os ombros têm a medida maior que a cintura e o quadril. Para equilibrar a sua silhueta, é preciso suavizar o peso do tronco, fazendo os ombros parecerem menores, e os quadris, mais volumosos. Outra saída possível é desviar os olhares do alto do corpo, valorizando o seu ponto forte: as pernas.
Saia- Evasê rodada ou reta e minissaia.
Decote – Tipo cache-couer.
Vestido – Acinturado.
Casaco – Com comprimento de blazer.
Blusa – Linha simples, manga raglã ou cava americana.
Camisa – Sem golas exageradas.
Pera
Quem tem o formato de corpo pera possui ombros e cintura mais estreitos que os quadris. O importante é tentar equilibrar o tamanho dos ombros com o dos quadris e atrair os olhares para a parte de cima do corpo. Não se esqueça de marcar a cintura, ainda que de forma leve para deixar sua silhueta mais magra. Outra preocupação deve ser alongar o corpo, especialmente se você estiver acima do peso ideal.
Saia – Secas e com um corte reto, não muito justo, evasê.
Decote – Gola volumosa e cheia de detalhes.
Vestido – Evasê, largura média que marca a cintura.
Casaco – Curto ou comprido de corte reto ou acinturado.
Blusa – Mangas com volume, mangas de ombros caídos e ombreiras discretas.
Camisa – Acinturada.
Retângulo
O corpo em formato de retângulo apresenta quadris, cintura e ombros com praticamente as mesmas medidas. Você deve focar na falta de curvas, apostando em artifícios para criar a ilusão de formas, como usar as roupas para esconder ou, pelo menos, desviar os olhares de pontos como a cintura. Além disso, por causa das formas retas, é importante deixar sua aparência mais feminina.
Saia – De todos os tipos, o que importa é a parte de cima.
Decote – V ou em U.
Vestido – Cintura baixa, com recortes que afinem a silhueta.
Casaco – Acinturados e ajustados, na altura do joelho ou do quadril.
Blusa – Levemente acinturadas. Tricô de malha fina ou acinturada.
Camisa – Levemente acinturada e na altura do quadril.
Oval
As mulheres que têm o corpo em formato oval, ou de triângulo, apresentam a largura da cintura maior que a dos ombros e quadris. É preciso focar em afinar a silhueta, escondendo a barriga e chamando a atenção para as áreas mais finas do corpo, como pulsos, colo e tornozelos. Criar uma falsa cintura também vale. Outra proposta interessante é chamar a atenção para o rosto e também valorizar as pernas.
Saia – Reta ou ligeiramente evasê.
Decote – V ou em U.
Vestido – retos e junto ao corpo. Corte na diagonal.
Casaco – Na altura do joelho de corte e caimento reto.
Blusa – Nem largas e nem justas demais. Por fora da calça.
Camisa – Twin-set (casaquinho + camiseta).