Pele requer cuidados durante o inverno

As alterações podem atingir indiscriminadamente homens, mulheres e crianças, de todas as idades

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Sociedade Brasileira de Dermatologia secção RS (SBD-RS) alerta: a pele necessita de cuidados especiais nos meses de inverno. As alterações podem atingir indiscriminadamente homens, mulheres e crianças, de todas as idades. “Para ter a pele saudável, é importante inicialmente mantê-la hidratada. Dessa forma, minimizam-se os potenciais efeitos do clima frio. A pele seca pode provocar danos e até algumas doenças”, explica o presidente da SBD-RS, dermatologista Renato Machiori Bakos.

É comum o aparecimento de dermatites, descamações e rachaduras provocadas pelo frio. Também o banho com água muito quente pode ser fator colaborador para o ressecamento da pele. O dermatologista orienta como manter uma pele saudável com temperaturas baixas:

* Banhos: devem ser curtos e com água morna. Evite banhos quentes e com o uso exagerado de sabonetes e xampus. É aconselhável o uso de sabonete com algum tipo de hidratante. Não é recomendável a utilização de esfoliantes (esponjas, buchas ou sabonetes).

* Rosto: não há necessidade de lavar várias vezes ao dia, como acontece no verão. Para recompor a perda da oleosidade, é aconselhável o uso de hidratantes suaves. O filtro solar não deve ser abandonado, porque protege contra o envelhecimento, manchas e câncer da pele. Mesmo no inverno, todos estão sujeitos aos efeitos da radiação ultravioleta, em especial os raios ultravioleta A.

* Lábios: atenção especial deve ser dada aos lábios, que sofrem com rachaduras, provocadas pelo ressecamento. Normalmente, o incômodo desaparece com o uso de protetores labiais, que mantém um aspecto natural dos lábios.

* Dermatites: é uma das doenças que podem ser acentuadas de inverno. Provoca o aparecimento de casquinhas, vermelhidões e coceira, especialmente no couro cabeludo (caspa ou dermatite seborreica) e no rosto e outras partes do corpo (dermatite atópica).

* Micoses: são causados por fungos que crescem principalmente em áreas de abafamento e umidade. É recomendado manter os pés bem secos, especialmente após banhos.

Gostou? Compartilhe