Ela foi escolhida a mulher mais bonita do país e a quinta mais bonita do mundo. Ser Miss não é fácil, mas segundo a Miss Brasil 2012, Gabriela Markus, o carinho e o reconhecimento do púbico fazem todo o trabalho valer a pena. Gaúcha de Teutônia, a jovem nunca sonhou em ser miss, apenas com 19 anos começou a se interessar por esse universo. Com o incentivo da família e dos amigos, Gabriela conquistou primeiro o Rio Grande do Sul, depois o Brasil e por fim, o mundo todo. Na semana passada, a Miss deu uma passada por Passo Fundo, onde participou de uma sessão de fotos na loja Dullius. Aproveitando a oportunidade, o caderno Mix conversou com Gabriela sobra a carreira, mundo Miss e os planos para o futuro. Confira:
Mix - Como começou a sua carreira? Como você se interessou pelo mundo miss?
Gabriela Markus – Eu comecei a desfilar com 19 anos e participei de um concurso chamado Rainha da Indústria e do Comércio do Rio Grande do Sul na serra, em Bento Gonçalves. Eu acabei sendo eleita a Rainha entre 64 meninas e foi a partir daí que eu comecei a me interessar pela passarela, pela moda. Até então eu nunca tinha pensado em ser Miss, mas para o concurso de Miss eu entrei com 20, 21 anos, que foi quando eu comecei a me preparar para esse sonho de ser Miss Brasil.
Mix – E qual foi o sentimento ao ser escolhida a Miss Brasil?
Gabriela Markus – Até hoje quando eu assisto ao DVD, quando vejo os vídeos, quando escuto as músicas que tocaram no dia, fecho os olhos e me lembro, porque é um momento que não tem como explicar. Eu tento mostrar para as pessoas como foi, mas é uma emoção muito forte, um momento único, que acho que toda vez que eu lembrar eu vou me emocionar, vou lembrar com muito carinho, porque foi muito especial.
Mix – Depois do concurso, qual é a rotina de uma miss?
Gabriela Markus – Não tem uma rotina fixa, cada semana é diferente, mas os principais trabalhos que eu procuro fazer é me envolver com projetos sociais, principalmente com as crianças, que é a parte que eu mais gosto – já desenvolvi alguns aqui no Rio Grande do Sul, agora estou entrando em um projeto em parceria com a Abrinq, em São Paulo – e eu acompanho também todas as eleições das novas misses. Eu vou de estado em estado acompanhando. Às vezes eu sou jurada, às vezes só participo da coroação das novas misses de cada estado e elas vão concorrer agora em setembro no novo Miss Brasil, quando eu me despeço.
Mix – E o Miss Universo, como foi a experiência de participar desse concurso?
Gabriela Markus – O Miss Universo foi em Las Vegas, em dezembro, e tinham 89 países diferentes. Eu sempre falo que só de estar lá participando eu me sentia vitoriosa porque, naquele momento, quando eles falam “Brasil”, você sabe que tem que carregar o Brasil inteiro contigo, é muito bom, é uma emoção muito forte. E acho que fiz um bom trabalho, consegui chegar no top 5, fiquei com o 5º lugar e o povo brasileiro me recepcionou super bem quando eu voltei, sempre me apoiaram, sempre estiveram do meu lado, não tive muitas críticas, então, acho que é isso que vale a pena, ver que estava todo mundo torcendo por mim.
Mix – Em setembro você entrega a faixa, quais são seus planos para o futuro?
Gabriela Markus – Tem muita coisa nova surgindo ainda. Foi um ano em que aconteceu muita coisa. A gente conhece muitas pessoas, muitos lugares e muda bastante a rotina que eu tinha antes, mas eu ainda não decidi se vou ficar por São Paulo ou se vou voltara para o sul. Tenho também minha faculdade de Engenharia de Alimentos para terminar, mas acho que ainda vou ficar um tempinho em São Paulo aproveitando mais esse momento, fazer um curso para entrar na TV, enfim, vou continuar nessa área.
Mix – Quais são as dicas de beleza de uma miss?
Gabriela Markus – Acho que a principal é ter uma alimentação saudável. Tudo começa pela nossa alimentação. Eu nunca tomei muito refrigerante, nunca exagerei nas gorduras, eu tenho que cuidar o doce, que é o meu problema. Um cafezinho, um docinho. Mas acho que praticar exercício físico também. Eu gosto de praticar na rua, correr, pedalar. Acho que quando a gente está em contato com a natureza não só o corpo, mas a cabeça também já fica mais em ordem, mais equilibrada. É isso: estar de bem com a vida, fazer o bem para as outras pessoas.
Mix – A parte mais complicada, talvez, seja manter a cabeça em ordem. Como você faz para manter esse equilíbrio?
Gabriela Markus – Eu sempre tive uma boa orientação, meus pais me educaram bem, eu gosto do jeito como a gente se comunica, com amizade. A família é muito unida, então, a minha base é muito boa. Sempre tive muito apoio. O psicológico é uma coisa que a gente tem que dominar em qualquer situação, no nosso dia-a-dia a gente tem que controlar diversas situações que acontecem com a gente. Eu acho que o mais importante disso é não esquecer das pessoas que nos ajudaram, não esquecer de onde a gente veio. Sempre quando eu volto para o Rio Grande do Sul eu penso como é bom estar em casa, ver as pessoas que me ajudaram lá no início quando eu só era Miss Teutônia e ainda poucas pessoas acreditaram que eu ia dar certo e hoje eu estou aqui. Tem que valorizar as pessoas que me valorizaram lá no início e não deixar subir à cabeça, acho que é o mais importante.
Mix – Que dicas ou conselhos você dá para as meninas que sonham em ser misses ou modelos?
Gabriela Markus – Que sejam persistentes, que saibam que não é fácil, que tem muita gente que quer, mas somente uma por ano consegue ser Miss Brasil. Têm muitas partes que são difíceis, a vida de Miss Brasil não é fácil, não é só beleza, glamour como parece. O dia-a-dia é corrido, às vezes a gente passa por apuros. É uma profissão, mas o retorno disso, o carinho das pessoas e o reconhecimento é muito bom. Então, tem que ser bastante responsável, bem determinada, mas se é realmente esse o seu sonho, tem que correr atrás.