O inverno é um período que requer cuidados em relação à alimentação, pois, nesta época, a procura por alimentos mais calóricos, ricos em gorduras e açúcares, é maior, assim como a procura por produtos prontos e fáceis, que mostram-se mais apetitosos e não demandam tempo para serem preparados. Alimentos como chocolate quente, bolos recheados, fondues, massas com molhos gordurosos, doces em geral e sopas prontas tornam-se mais atrativos, e a vontade de consumi-los é ainda maior. Somado à isso, há redução no consumo de frutas e verduras e dos alimentos leves ingeridos nos dias de calor. Consequentemente, no final da estação, algumas pessoas ficam preocupadas com o aumento de peso que tiveram durante este período. Entretanto, muitos não sabem, mas esta é a melhor época para perder peso, pois é justamente neste período do ano que nosso corpo precisa queimar mais energia para se manter aquecido.
Vale ressaltar que, para garantir o sucesso de sua dieta alguns cuidados devem ser tomados: durante o inverno, a tendência é consumir poucos líquidos, por isso, não se esqueça de beber água, sucos e chás, que ajudam na hidratação; consuma frutas, legumes e verduras diariamente (além de serem excelentes fontes de nutrientes, ajudam na prevenção de gripes e resfriados); substitua as frituras por cozidos, assados ou grelhados e opte por carnes magras e peito de frango. Procure, também, ingerir os alimentos ainda quentes, essa atitude auxilia na sensação de saciedade. Outra dica é fracionar sua alimentação e comer de forma moderada. O indicado são três refeições principais e, pelo menos, dois lanches saudáveis ao dia.
Além disso, líquidos quentes e friozinho combinam muito bem, por isso, sopas e caldos, preparados com legumes e verduras de sua preferência, são ótimas opções. E não se esqueça de usar ingredientes naturais no preparo das refeições: misturas prontas, como sopas em pó, molhos e condimentos, apesar de práticos, são ricos em sódio e aditivos químicos, e não colaboram para a qualidade de vida. E não se esqueça que aliado à uma boa alimentação, a prática de exercícios físicos é fundamental. Não permita que o desânimo e a preguiça tomem conta de você neste inverno, mas lembre-se de respeitar seus limites e fazer exames médicos e acompanhamentos periódicos para garantir a boa saúde.
É possível se alimentar bem no inverno, sem passar fome ou vontade e sem deixar de lado hábitos de uma alimentação saudável. Aproveite o friozinho e o transforme em seu aliado na perda e/ou manutenção de seu peso, e desfrute do melhor desta época.
Marina Scholz é nutricionista
Cláudia Letícia Troglio é nutricionista