Terceiro maior mercado mundial em maquiagem, o Brasil faturou no ano passado, segundo dados da Euromonitor, US$ 3,5, atrás apenas dos EUA e do Japão. Para se ter uma ideia da expansão desse mercado, atualmente 51% das mulheres brasileiras usam maquiagem. Apesar disso, na hora de fazer a maquiagem sempre surgem inúmeras dúvidas. Por isso, muitas mulheres recorrem a cursos que ensinam, principalmente, a arte de se auto- maquiar. A maquiadora Barbara Juriati Nazari é uma das profissionais que ministra cursos e dá dicas para quem sofre na hora de fazer a maquiagem.
Segundo Barbara, geralmente as mulheres a procuram porque não sabem se maquiar ou porque querem aprimorar as noções básicas que têm. A maior dificuldade que a maquiadora percebe é em relação à preparação da pele. Barbara também notou que as mulheres estão mais exigentes em relação à maquiagem. “Elas estão conhecendo, estão mais informadas sobre o que é bom e o que não é”, comenta.
Pensando em quem sofre com esse problema ou mesmo quem se interessa pelo assunto, a gente traz nessa edição uma série de dicas sobre maquiagem, desde como preparar a pele e como escolher bons produtos até a melhor maneira de remover a maquiagem. Confira:
Pele
A principal dica é manter a pele bem hidratada. De preferência, procurar um dermatologista que possa indicar o melhor produto para manter a pele saudável. “Primeiro de tudo é uma pele limpa, depois um bom hidratante que seja específico para o seu tipo de pele e por fim, um primer (ou pré-maquiagem), que é ótimo pra reduzir os poros e deixa a pele um veludo para receber a maquiagem”, ensina. Barbara alerta para o uso do primer, já que poucas pessoas sabem que ele tem um tempo de reação, que dura cerca de 15 minutos. Por isso, a sugestão é pintar os olhos antes de passar a base para que o primer possa reagir na pele.
Make dia
Para o dia, a maquiadora sugere cores neutras e opacas que puxem para o bege, marrom ou dourado. O delineador é permitido, desde que seja discreto. Já o rímel está liberado. Entre os blushes, as cores coringas que ficam bem em todos os tipos de pele são os rosados. Na hora de escolher o pó e a base vale dar preferência para as mais fluídas e sempre buscar produtos com proteção solar. “Nem todo mundo tem o costume de passar protetor solar antes da maquiagem. Se a base tiver uma proteção solar é ótimo”, explica. Para o batom não existem regras, tudo é bem-vindo desde que você combine com os olhos e não faça nada muito chocante.
Make noite
À noite é tudo mais. Vale olho bem marcado, cílios postiços – que segundo a maquiadora são fundamentais em uma produção – brilho e cores mais fortes. Mas é preciso ficar atento aos exageros: “Sempre é bom lembrar que quando o olho chamar mais atenção, você deve marcar menos os lábios. E se você quer focar os lábios, se tem uma boca bonita, pode fazer o olho mais discreto”, alerta.
Melhores produtos
Escolher os melhores produtos é um desafio. Infelizmente, em muitos casos, os melhores produtos são mais caros. Mas a maquiadora garante que existem marcas mais baratas e com uma ótima qualidade, principalmente para quem busca produtos para usar no dia-a-dia. Quem prefere investir mesmo em alguns produtos mais caros Barbara aconselha a investir em um bom protetor solar, uma base de qualidade e produtos a prova d’água como rímel, delineador e lápis.
Dormir de maquiagem
Jamais. Segundo Barbara, a maquiagem tem um prazo de vida na sua pele. “Você pode ficar até 12 horas com a maquiagem na pele, se você dorme com a maquiagem, ela fica exposta a uma temperatura que ela não deveria, além disso, danifica a pele, faz muito mal. As pessoas só se dão conta quando chegam nos 30, 40 anos e começam a aparecer os primeiros sinais de expressão, manchas”, alerta. Para isso, existem vários produtos específicos para remover a maquiagem. “Para limpar o rosto o ideal é um demaquilante bifásico na área dos olhos, que é mais sensível, e no resto do rosto um demaquilante normal ou lencinhos umedecidos”, ensina.
5 produtos para levar na bolsa:
- base com protetor solar
- corretivo
- pó
- lápis para os olhos
- rímel