Diário de uma ex-fumante

Medicina & Saúde - coluna semanal de Sueli Gehlen Frosi

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A decisão de parar de fumar, geralmente, vem de dentro de um consultório médico, quando estamos estabelecendo uma relação de confiança e não de cobrança e de medo. Reputo este momento como um dos mais importantes, por iniciar-se uma relação médico-paciente fundamental para alcançar o objetivo, tanto de um, quanto de outro.

Muitas vezes eu não voltei ao consultório por medo de ter que fazer exames e encontrar “alguma coisa”, porque “quem procura, acha”. Neste momento, tudo depende da sensibilidade do profissional, pois pedir o tal RX do tórax, algumas vezes não deve acontecer na primeira abordagem. Eu fiz RXs que deixei nas clínicas sem coragem de buscá-los.

Quando encontramos um médico sensível, somos capazes de querer realmente parar de fumar por ainda não termos sintomas de males maiores, sendo este o melhor momento. No caso de já estarmos doentes, devemos ouvir que, mesmo comprometidos, precisamos de ajuda para recuperar a saúde. O olhar tranquilizador e a confiança que se estabelece neste momento, são a pedra fundamental para se começar algo tão difícil.

Ninguém pense que o remédio, caso seja receitado, seja capaz da façanha de determinar a cessação de um vício. Ninguém pense que está se iniciando um processo fácil. O que eu vivi nos primeiros dias é indescritível, mas ultrapassá-los foi um ato que trouxe junto uma sensação de respeito próprio, também indescritível. Tenho certeza de que o meu cardiologista tem uma parcela enorme de mérito no processo de parar de fumar. Senti que o pedido partia de um ser humano para outro, em uma incrível troca de emoção e empatia, o que foi fundamental.

Portanto, quem quer parar de fumar deve procurar um médico em quem confie e, se não encontrar a empatia necessária, procure outro. Há um protocolo de ação contra o tabagismo, que é conhecido pelos médicos, inclusive na rede pública.

Coragem, você vai precisar de muita! E um abraço solidário de quem torce por você.

Gostou? Compartilhe