Por Francieli da Silva Batistella e Marcia Fortes Wagner
Os indivíduos que ingressam na faculdade sofrem mudanças e transformações, à medida que este ambiente traz novas exigências de conhecimentos, habilidades e competências, requerendo um processo de adaptação para que tenham êxito nos estudos. É importante identificar sintomas de stress, ansiedade e outros possíveis problemas psicológicos que possam surgir neste período, pois causam prejuízos na vida pessoal, acadêmica e profissional, interferindo também nos relacionamentos sociais.
É bastante comum ouvirmos os alunos se queixarem de ansiedade, dificuldade de concentração, desmotivação e outros sintomas que podem ser indicativos de algum quadro psicológico. O Transtorno de Ansiedade Social, também conhecido como Fobia Social, é um transtorno identificado em algumas situações de sala de aula, o qual muitas vezes pode estar associado a sintomas depressivos, sendo que ambos podem desencadear dificuldades no desempenho acadêmico.
Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (APA, 2002), “o Transtorno de Ansiedade Social se caracteriza por um medo intenso e persistente, considerado pela própria pessoa como excessivo, em uma ou mais situações de interação social, nas quais apresenta hipersensibilidade à crítica ou à avaliação negativa por parte dos demais”. De forma resumida, podemos dizer que pessoas com este transtorno sentem uma ansiedade intensa diante do convívio social, tendo dificuldades em inúmeras situações tais como em momentos de apresentação de trabalhos, no falar durante a aula e na própria comunicação com seus colegas, entre outras.
Junto com esse problema, alguns sintomas depressivos podem ser identificados, dificultando ainda mais as interações sociais. Os sintomas depressivos mais comuns são: humor deprimido na maior parte do dia, diminuição do interesse ou prazer em todas ou quase todas as atividades, perda ou ganho de peso sem estar em dieta, insônia ou excesso de sono, agitação ou retardo psicomotor, fadiga ou perda de energia, sentimento de inutilidade ou culpa, dificuldade de concentração, ideia e/ou tentativa de suicídio.
O Projeto de Pesquisa Avaliação e Promoção de Habilidades Sociais no Transtorno de Ansiedade Social e o NEPHS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Habilidades Sociais) da Escola de Psicologia da Faculdade Meridional - IMED, vêm realizando estudos a fim de identificar a presença do Transtorno de Ansiedade Social e de sintomas depressivos em estudantes de ensino superior. Para isto, foi realizada uma avaliação psicológica numa amostra de alunos e analisados os resultados. A pesquisa evidenciou que 48% dos alunos que possuem Transtorno de Ansiedade Social também apresentam sintomas depressivos. Esses dados apontam para a necessidade de uma atenção especial para qualquer sintoma emocional que cause prejuízo nas relações interpessoais. A partir destes resultados encontrados, intervenções psicológicas grupais estão sendo oferecidas à população acadêmica, proporcionando o desenvolvimento da competência individual e interpessoal, além de uma melhor qualidade de vida.
Francieli da Silva Batistella é acadêmica de Psicologia, bolsista de Iniciação Científica do Projeto de Pesquisa Avaliação e Promoção de Habilidades Sociais da Imed
Marcia Fortes Wagner é psicóloga, doutora em Psicologia e Professora da Escola de Psicologia, Coordenadora do NEPHS e do Projeto de Pesquisa Avaliação e Promoção de Habilidades Sociais no Transtorno de Ansiedade Social da Imed