Os dias frios chegaram e com ele as inevitáveis mudanças de hábito até mesmo nos rituais de beleza. No Inverno as pessoas buscam conforto, texturas agradáveis, cores que alegrem e fragrâncias mais marcantes. E não é só a pele que sofre com frio, os cabelos também recebem a agressão dos fatores externos e acabam ficando mais tempo expostos ao secador.
A gerente de Fórmula da Natura, Joana Miranda, explica que uma pele saudável e bonita não depende apenas do uso de bons hidratantes. Antes da aplicação do creme, é preciso dedicar um tempinho ao ritual de limpeza. “A limpeza da pele ajuda a retirar o excesso de suor e sujeirinhas acumuladas durante o dia, como a poluição e a maquiagem do rosto. Todos esses resíduos podem obstruir os poros e levar à formação de cravos, além de facilitar o aparecimento de lesões de acne”, afirma ela.
Outro cuidado que traz resultados positivos é a esfoliação, responsável por retirar as células mortas para dar lugar a uma pele mais nova, limpa e luminosa. “A esfoliação é indicada, principalmente, para peles mistas e oleosas. Já para as peles secas, se for feita com frequência, pode contribuir para a retirada do manto hidrolipídico, uma espécie de hidratante natural da pele”, complementa Joana.
Na lista de aliados na hora de preparar a pele para aplicação do hidratante, também não podem faltar os produtos específicos para a tonificação, um complemento da limpeza. Os tônicos removem impurezas e revigoram a vitalidade da pele, deixando-a com uma sensação de refrescância e suavidade.
A mesma atenção que se tem com o rosto deve-se ter também com o corpo. Uma boa hidratação vai evitar aquele indesejado aspecto de pele rachada. Já para quem gosta de prolongar o banho e já sair hidratado do chuveiro, a sugestão são os óleos de banho. O óleo hidrata formando um filme homogêneo que aumenta a quantidade de água na superfície da pele. Pode ser usado em todo corpo, com exceção do rosto.
Ritual de bem-estar
A hidratação da pele deve fazer parte da rotina diária de cuidados pessoais. Para que este momento seja prazeroso e traga maiores benefícios siga as nossas dicas:
- O ideal é que hidratante seja aplicado pelo menos uma vez ao dia, em movimentos ascendentes e circulares.
- Produtos mais específicos, como creme para as mãos, podem ser reaplicados várias vezes, conforme a necessidade.
- Outra preocupação deve ser escolher o produto indicado para seu tipo de pele.
- Para as peles mais secas estão indicados hidratantes em creme ou loção cremosa, que contenham ativos mais hidratantes.
- Para as peles mistas a oleosas, os hidratantes mais indicados são os de rápida absorção, em gel, loções ou emulsões livres de óleo.
Lábios sempre hidratados
O frio, o vento, a baixa umidade do ar e o uso de aquecedores maltratam também os lábios. Para evitar as indesejáveis rachaduras e ainda garantir a beleza, na hora de escolher o batom, por exemplo, a dica é optar por produtos, que, além de colorir a boca protegem contra o ressecamento.
Cabelos saudáveis
Vento gelado, banho muito quente, secador e chapinha deixam os cabelos ressecados e sem vida. Isso também acontece porque o óleo natural do couro cabeludo que protege e lubrifica os fios são retirados por conta do tempo frio. Por isso, é fundamental caprichar na hidratação dos fios durante o inverno e tentar amenizar os danos causados pelo clima. Uma dica que pode ajudar é só molhar o cabelo na hora de passar e retirar o shampoo e o condicionador, evitando assim ficar muito tempo debaixo da água. “A água quente danifica os fios, resseca o cabelo e estimula o couro cabeludo a produzir mais óleo, o que pode deixá-lo com aspecto de sujo e sem brilho. O cabelo é especialmente maltratado por causa da combinação água quente e secador”, explica a terapeuta capilar Sandra Assis Maia.
Já para aquelas que não dispensam secadores, pranchas ou baby-liss, a recomendação é não esquecer de usar um fluido pré-escova ou prolongador de cachos, pois eles ajudam a proteger os fios. Todos esses cuidados são válidos, mas de nada adiantam se a hidratação não for um ritual.
Além dos danos ao cabelo, algumas doenças costumam aparecer nesta época, como a dermatite seborreica. A doença tem caráter crônico, com tendência a períodos de melhora e de piora. A doença costuma se agravar no inverno e em situações de fadiga ou estresse emocional. Ela se manifesta frequentemente no couro cabeludo e é caracterizada pela intensa produção de oleosidade (seborreia), descamação (caspa) e prurido (coceira).
De acordo com a especialista, a caspa pode variar desde fina descamação até a formação de grandes crostas aderidas ao couro cabeludo. “Ela causa uma coceira, que pode ser intensa, é um sintoma frequente nesta região e também pode estar presente com menor intensidade nas outras localizações”, ressalta.
Para evitar danos aos cabelos no inverno, o melhor é hidratar com produtos adequados e lavar sempre com água morna. Dessa forma, você estará protegendo os cabelos de uma forma saudável. Outra medida a ser tomada para ajudar na nutrição dos fios é manter uma boa alimentação. “Uma alimentação ruim pode reduzir a reserva de ferro do organismo, contribuindo com a perda de micro e macro nutrientes. O fio é nutrido pelo couro cabeludo, e a alimentação é a manutenção direta para que o cabelo não resseque ou caia”, explica a terapeuta.
Confira abaixo as dicas de como hidratar os fios em casa.
Passo a passo
1. Uma boa hidratação começa sempre com uma boa lavagem.
Por isso prepare bem os cabelos para receber a máscara, enxaguando todo o resíduo de shampoo.
2. Em seguida, separe uma pequena quantidade da máscara para cabelos, do tamanho de uma moeda, e aplique apenas no comprimento e nas pontas dos cabelos.
3. Massageie suavemente com a ponta dos dedos e deixe agir
por 3 minutos. Passe os dedos sempre no sentido do fio.
4. Enxágue com bastante água.
5. Após, espalhe uma pequena quantidade de selador de pontas nas mãos e aplique de forma uniforme nas pontas dos fios úmidos ou secos. Sem enxágue.