Semana dedicada ao aleitamento materno

Medicina & Saúde - As ações de aleitamento materno desenvolvidas pelo Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios estão entre as principais estratégias para a saúde da criança. Entre as ações está a certificação de hospitais na Iniciativa Hospital Amigo da Criança.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com o tema “Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você”, a campanha tem como padrinhos o ator Marcelo Serrado e sua esposa Roberta Rodrigues, o Ministério da Saúde lançou a Campanha da Amamentação, como parte da Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com a adesão de 150 países.

“A campanha passa a mensagem que a mulher precisa de apoio para o aleitamento e para isso, precisamos mobilizar a família e os profissionais de saúde. O aleitamento materno não se reflete somente na saúde na infância, mas também na fase adulta desta criança, pois a amamentação reduz riscos de obesidade e pressão alta,” destacou o coordenador da Área de Saúde da Criança, Paulo Bonilha durante evento de lançamento em Brasília. ”Nós fundadoras da Cinematerna amamentamos nossos filhos até os dois anos de vida e acreditamos na importância da amamentação, no vínculo que o ato proporciona e nos benefícios que traz para o bebê”, acrescentou Irena Nagashima, uma das fundadoras da Cinematerna.

Em 2013, a campanha do Ministério da Saúde, realizada em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), traz o slogan Tão importante quanto amamentar seu bebê é ter alguém que escute você e será lançada pela primeira vez numa sala de cinema. Com foco no cuidado com a capacitação de profissionais para atender mães em todo Brasil para garantir o aleitamento até os dois anos, tem como padrinhos o ator Marcelo Serrado e a esposa Roberta Rodrigues, pais dos gêmeos Guilherme e Felipe, nascidos em abril deste ano.

As ações de aleitamento materno desenvolvidas pelo Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios estão entre as principais estratégias para a saúde da criança. Entre as ações está a certificação de hospitais na Iniciativa Hospital Amigo da Criança, que tem como objetivo o cumprimento dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno. E recentemente também foi criado o programa Cuidado Amigo da Mãe. Hoje, o Brasil possui 315 hospitais credenciados nas 27 unidades da Federação. A duração média do Aleitamento Materno Exclusivo (AME) em crianças que nasceram em Hospital Amigo da Criança é de 60,2 dias, contra 48,1 dias em crianças que nasceram em unidades não habilitadas.

Gostou? Compartilhe