Na próxima terça-feira, dia 27 de agosto, comemora-se o Dia do Psicólogo. Para homenagear estes profissionais que ajudam as pessoas a viver melhor, conviver com as adversidades e encontrar caminhos a seguir, o Medicina & Saúde procurou alguns profissionais que atuam como professores da Escola de Psicologia da Imed para que eles falassem sobre a profissão.
A lei n° 4.119, de 27 de agosto de 1962, é que regulamenta e dispõe sobre a Profissão de Psicólogo no território brasileiro. Os métodos e as técnicas psicológicas utilizadas no exercício das funções privativas do psicólogo se referem ao um conjunto sistemático de procedimentos que atende as atividades específicas e coerentes com os princípios gerais estabelecidos pelo fazer psicológico.
O psicólogo, segundo o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, dentro de suas atribuições profissionais, pode atuar no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação, com o objetivo de promover o respeito à dignidade e à integridade do ser humano. Por se tratar de uma profissão preocupada com a promoção da dignidade e integridade humana, a saúde é um dos âmbitos de atuação profissional dos psicólogos. Nesse sentido, a Resolução do Conselho Nacional de Saúde, CNS nº 218/97, reconhece o psicólogo como profissional de saúde de nível superior.
A profissão de psicólogo
“O Psicólogo é um profissional capaz de colocar-se no lugar do outro sem tirar o seu lugar. Para isso, o preparo técnico e o afeto são características indispensáveis na atuação do psicólogo O profissional precisa acolher e encorajar as pessoas à viver melhor, à enfrentar os desafios que a vida apresenta, à buscar dentro de si a solução para os conflitos pessoais e interpessoais. Assim, ser psicólogo consiste no desafio de perseguir a felicidade através da realização pessoal e profissional”.
Luiz Ronaldo de Oliveira, coordenador da Escola de Psicologia
“Ser psicólogo é ter a oportunidade de mergulhar no comportamento humano. Para ser psicólogo é preciso gostar de “gente”. É poder auxiliar as pessoas a viver melhor, com menos sofrimento psíquico. Esse leque de ajuda pode ser realizado na clínica, nas escolas, nas empresas, no esporte, nas instituições, nas questões jurídicas, na docência, entre outras. Trata-se de uma profissão que exige muita seriedade, pois lida com algo precioso que são as emoções e para que o atendimento seja profícuo é fundamental a empatia. A palavra, o olhar, acolhimento, conforto e escuta são as principais ferramentas. Entendimento, acolhida, confiança e a construção de vínculos são a base dessa bela profissão. Antes de mais nada, para ser psicólogo precisamos apostar e acreditar que o ser humano pode melhorar e que temos aptidão e preparo para ajudá-lo. Enfim, é um privilégio estarmos aptos a ajudar as pessoas serem mais felizes”.
Cristina Pilla Della Méa, psicóloga clínica
"Ser psicóloga significa atuar em uma profissão que acredita na transformação do ser humano. É ter a possibilidade de auxiliar as pessoas a entender as emoções e resolver o seu conflito. É uma belíssima profissão, pois podemos através da intervenção, mudar a realidade das pessoas e das instituições."
Mariane Mattei, professora da Escola de Psicologia
“Ser psicólogo é ser um eterno apaixonado por histórias de vida. É alguém que mergulha nas profundezas da mente humana, a procura de respostas. É ser uma pessoa que está sempre disposta a ouvir e acolher. É ser alguém empático, que consegue se colocar no lugar do outro. E acima de tudo é aquele que compreende, não julga e ampara a pessoa a passar por um momento de dor e dificuldade. Ser psicólogo é alguém que entra em contato com a alma, é uma profissão que não tem respostas prontas, pois cada pessoa tem sua subjetivdade, fato este que nos torna seres únicos.
Amanda Reginato de Mello, psicóloga clínica, egressa da Escola de Psicologia
“A Psicologia, enquanto ciência e profissão, apresenta um vasto corpo de práticas para atender às demandas da sociedade. Além da figura do Psicólogo Clínico, representação mais comum entre as pessoas, vê-se profissionais psicólogos atuando em organizações públicas e privadas, no judiciário, em times de futebol, hospitais, presídios, centros de pesquisas científicas, na educação e tantas outras possibilidades. De qualquer modo, a Psicologia tem como foco de atuação o ser humano qualquer que seja o contexto em que ele esteja inserido, na perspectiva de contribuir, mais especificamente, com a promoção da saúde e da qualidade de vida. No meu caso, que trabalho com a docência em nível de ensino superior, o “ser” Psicóloga representa um sério compromisso com o desenvolvimento de competências técnicas, comportamentais e éticas desta categoria profissional. Também, através das pesquisas científicas que desenvolvo na área da Psicologia do Trabalho, tenho a possibilidade de colaborar com a construção de relações mais saudáveis no ambiente laboral, e, por consequência com a produtividade das organizações de trabalho.”
Vanessa Ricci, psicóloga